Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/110717
Título: Design de um jogo educativo para o projeto Science4Pandemics
Outros títulos: Designing a Learning Game for Science4Pandemics
Autor: Almeida, Sílvia Carolina Tavares de
Orientador: Parente, Ana Catarina Louro
Roque, Licínio Gomes
Palavras-chave: Digital games; Game-based learning; Infectious diseases; Science4Pandemics; Jogos digitais; Aprendizagem baseada em jogos; Doenças infecciosas; Science4Pandemics
Data: 13-Set-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Design de um jogo educativo para o projeto Science4Pandemics
Local de edição ou do evento: DEI-FCTUC
Resumo: With the increasing frequency of infectious disease outbreaks and their consequences, it is important to prepare the younger generations for this future. This preparation involves building knowledge, and serious games can be a tool for this. These educational games, which have an explicit didactic objective, are an effective educational tool that can facilitate and improve the learning process for students, keeping them interested and motivated in learning, and contributing to the dissemination of reliable information. By increasing knowledge in the area, these games can influence players’ daily habits, reducing their risk behaviours and contributing to the management and mitigation of infectious diseases. This is the context of this dissertation, which focuses on the development of the serious game Science4Pandemics, a game focused on decision-making during a pandemic/epidemic situation and resource management. This process uses an educational approach where the design aims to solve learning objectives related to disseminating knowledge, raising awareness of infectious disease prevention and management measures, changing behaviour as a consequence of learning and developing analytical, critical and strategic thinking skills to solve the game scenarios, focusing on specific objectives related to the biology of infectious diseases, pandemic/epidemic prevention and management measures, vaccines and the health system.
Com o aumento da frequência de surtos de doenças infecciosas e das suas consequências é importante preparar as gerações mais novas para este futuro. Esta preparação envolve a construção de conhecimentos, e os jogos sérios podem ser uma ferramenta para isso. Estes jogos educativos, que possuem um objetivo didático explícito, são uma ferramenta educacional eficaz que pode facilitar e melhorar o procedimento de aprendizagem dos estudantes, mantendo-os interessados e motivados na aprendizagem, contribuindo para a disseminação de informações de confiança. Através do crescimento dos conhecimentos na área, estes jogos conseguem influenciar os comportamentos dos jogadores nas suas rotinas diárias, reduzindo os seus comportamentos de risco, e contribuindo para a gestão e mitigação das doenças infecciosas. É neste contexto que surge esta dissertação, que se foca no desenvolvimento do jogo sério Science4Pandemics, um jogo focado na tomada de decisões durante uma situação de pandemia/epidemia e na gestão de recursos. Este processo recorre a uma abordagem educativa onde o design pretende resolver objetivos de aprendizagem relacionados com a difusão de conhecimentos, a sensibilização para as medidas de prevenção e gestão das doenças infecciosas, a mudança de comportamentos como consequência da aprendizagem e com o desenvolvimento de capacidades de raciocínio analíticas, críticas e estratégicas para resolver os cenários de jogo focando-se em objetivos específicos relacionados com a biologia das doenças infecciosas, as medidas de prevenção e gestão das pandemias/epidemias, as vacinas e o sistema de saúde.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/110717
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
SilviaCarolinaTavaresdeAlmeida_compressed.pdf6.3 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

76
Visto em 30/out/2024

Downloads

83
Visto em 30/out/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons