Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/112468
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MUNDÃO, ACOMPANHANDO 3 TURMAS DO 3º CICLO, ANO LETIVO 2022/2023: O MODELO DE RESPONSABILIDADE PESSOAL E SOCIAL (MRPS) NUM ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO 9.º ANO DE ESCOLARIDADE DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MUNDÃO
Other Titles: PEDAGOGICAL TRAINING REPORT DEVELOPED IN THE GROUPING OF SCHOOLS OF MUNDÃO, FOLLOWING 3 CLASSES OF THE 3RD CYCLE, SCHOOL YEAR 2022/2023: PERSONAL AND SOCIAL RESPONSIBILITY MODEL (PSRM) IN A STUDY CONDUCTED WITH STUDENTS OF THE 9TH GRADE OF SCHOOLING OF THE GROUPING OF SCHOOLS OF MUNDÃO
Authors: Rocha, Tiago Alexandre Rodrigues
Orientador: Rodrigues, Aristides Miguel da Costa Machado
Keywords: Educação Física; Prática Pedagógica; Reflexão; Responsabilidade Pessoal e Social; Physical Education; Teacher Training; Reflection; Personal and Social Responsibility
Issue Date: 2-Oct-2023
metadata.degois.publication.title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MUNDÃO, ACOMPANHANDO 3 TURMAS DO 3º CICLO, ANO LETIVO 2022/2023: O MODELO DE RESPONSABILIDADE PESSOAL E SOCIAL (MRPS) NUM ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO 9.º ANO DE ESCOLARIDADE DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MUNDÃO
metadata.degois.publication.location: Coimbra, Portugal
Abstract: O Relatório de Estágio estabelece-se como uma unidade curricular integrada no 2.º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCEDF-UC), que tem como objetivo a reflexão e a análise crítica sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do Estágio Pedagógico. Por sua vez, o Estágio Pedagógico tem como objetivo a formação profissional, através da vivência de um conjunto de experiências significativas, em contexto real, de prática pedagógica supervisionada, onde se adquirem, aplicam e desenvolvem, um conjunto de competências, aprendizagens e saberes inerentes à profissão docente.O presente Relatório de Estágio surge na sequência da prática pedagógica desenvolvida ao longo do ano letivo 2022/2023, na Escola EB 2,3 de Mundão, onde acompanhámos 3 turmas do 3.º ciclo do ensino básico. Estrutura-se a partir de três grandes capítulos: Capítulo I – Contextualização da prática pedagógica, relativa à caraterização do contexto escolar; Capítulo II – Análise reflexiva sobre a prática pedagógica, que versará sobre as atividades de ensino e aprendizagem, desde a elaboração do planeamento anual, as unidades didáticas e os planos de aula, passando pelas dimensões de intervenção pedagógica, pelo processo de avaliação, bem como pelas atividades e práticas relacionadas com a organização e gestão escolar, aos projetos e parcerias educativas realizadas, integrando sempre a dimensão transversal e os valores próprios da ética profissional no desempenho da atividade docente. Por fim, o Capítulo III – Aprofundamento do Tema-Problema, intitulado ”O Modelo de Responsabilidade Pessoal e Social (MRPS) num estudo realizado com alunos do 9. º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Mundão”, pretendeu investigar os efeitos da aplicação do referido modelo nos níveis de responsabilidade dos estudantes. As principais conclusões demonstram que os alunos colocam em maior evidência o bem-estar dos outros, em detrimento de objetivos mais centrados em si próprios, revelando maiores dificuldades no cumprimento dos níveis relativos à responsabilidade pessoal. Ao permitir que os alunos tenham voz e poder de escolha, o MRPS pode contribuir decisivamente para a construção de uma cidadania ativa e responsável.
The Internship Report is established as a curricular unit integrated in the 2nd year of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education (MEEFEBS), Faculty of Sports Science and Physical Education, University of Coimbra (FCEDF-UC), which aims to reflect and critically analyze the activities undertaken within the Teacher Training. In turn, the purpose of the Teacher Training is professional training through a set of significant experiences in a real context of supervised teaching practice, where a range of skills, learning and knowledge inherent to the teaching profession are acquired, applied, and developed.This Internship Report follows the teaching training developed over the school year 2022/2023, at Escola EB 2,3 de Mundão, where we monitored three classes of the 3rd cycle of basic education. It is structured on the basis of three main chapters: chapter I - Contextualization of teaching practice, concerning the characterization of the school context; chapter II - Reflective analysis of teaching practice, which will focus on teaching and learning activities, from the preparation of annual planning, teaching units and lesson plans, through the dimensions of educational intervention, the assessment process, as well as the activities and practices related to school organization and management, projects and educational partnerships, always integrating the cross-cutting dimension and the values of professional ethics in the performance of teaching activity. Finally, chapter III - Theme-Problem, entitled "The Personal and Social Responsibility Model (PSRM) in a study conducted with students in the 9th grade of the Agrupamento de Escolas de Mundão", aimed to investigate the effects of the application of this model on students' levels of responsibility. The main conclusions show that students put more emphasis on the well-being of others, to the detriment of more self-centered goals, revealing greater difficulties in fulfilling the levels related to personal responsibility. By allowing students to have a voice and power of choice, the PSRM can contribute decisively to the construction of an active and responsible citizenship.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/112468
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

46
checked on Nov 5, 2024

Download(s)

23
checked on Nov 5, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons