Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/112539
Title: | Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Mundão, acompanhando três turmas do 3º ciclo do Ensino Básico, no ano letivo 2022/2023 - Perceção dos professores de Educação Física sobre comportamentos de indisciplina dos alunos no ensino básico e secundário | Other Titles: | Teacher's Training Report developed at Agrupamento de Escolas de Mundão accompanying three classes of the 3rd cycle of Elementary School, in the school year 2022/2023 - Perception of Physical Education Teachers on students indiscipline behaviours in Elementary and Middle School Education | Authors: | Anjos, Nuno Filipe Carvalho | Orientador: | Rodrigues, Aristides Miguel da Costa Machado | Keywords: | estágio pedagógico; educação física; ensino; indisciplina; perceção; teacher training; physical education; teaching; indiscipline; perception | Issue Date: | 2-Oct-2023 | metadata.degois.publication.title: | Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Mundão, acompanhando três turmas do 3º ciclo do Ensino Básico, no ano letivo 2022/2023 - Perceção dos professores de Educação Física sobre comportamentos de indisciplina dos alunos no ensino básico e secundário | metadata.degois.publication.location: | Agrupamento de Escolas de Mundão | Abstract: | O presente documento representa um Relatório de Estágio, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra.O Estágio Pedagógico é uma etapa fundamental no percurso do Mestrado em Ensino em Educação Física no Ensino Básico e Secundário, marcando o momento de maior relevância neste ciclo de estudos. O seu objetivo primordial é oferecer uma experiência prática autêntica no ambiente escolar, permitindo a aplicação efetiva dos conhecimentos adquiridos ao longo da licenciatura e do mestrado. Na função de professor estagiário, deparámo-nos com alguns desafios nas diversas dimensões pedagógicas, o que nos estimulou a refletir em conjunto com nosso núcleo de estágio e orientadores. Esta partilha possibilitou-nos o desenvolvimento das competências e metodologias necessárias para atuarmos na função de docente No presente relatório de estágio, apresentamos as aprendizagens resultantes da experiência pedagógica junto às diferentes turmas do 2º e 3º Ciclos do ensino básico, no Agrupamento de Escolas de Mundão, durante o ano letivo de 2022-2023. O relatório abrange todas as atividades pedagógicas realizadas ao longo do ano, bem como reflexões sobre as mesmas. O relatório inicia-se com uma breve contextualização da prática pedagógica desenvolvida, analisando as características específicas da escola, do grupo de Educação Física e da turma em que o Estágio Pedagógico ocorreu. Esse contexto serve como base para a compreensão do processo pedagógico adotado. Em seguida, são identificadas e analisadas as atividades desenvolvidas, proporcionando uma análise aprofundada das decisões tomadas nas diversas dimensões pedagógicas.Por fim, é abordado com maior detalhe o nosso tema-problema selecionado, explorando/analisando a perceção dos docentes em relação à indisciplina dos alunos nas aulas de Educação Física. This document is an Internship Report, as part of the Masters in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education of the Faculty of Sports Science and Physical Education, at the University of Coimbra. The Teacher Training is a fundamental stage in the path of the Master's in Teaching in Physical Education in Primary and Secondary Schools, marking the moment of greatest relevance at this post-graduate degree. Its main goal is to provide a realistic practical experience at the school settings, allowing us the effective knowledge. As a teacher trainee, I was faced with some challenges in several pedagogical dimensions, which stimulated us to reflect together with my internship team and counselors. This shared reflection allowed us to develop the competencies and skills necessary to act as a teacher. In the present Teacher Training report, we will present the report of our pedagogical, teaching different students of the elementary-school of Mundão during the 2022-2023 academic year. The afore-mentioned report covers all the pedagogical activities carried out throughout the year, as well as their subsequent reflections. The report begins with a brief contextualization of the pedagogical practice developed, analyzing the specific characteristics of the school, the Physical Education group and the class in which the Teacher Training took place. This context will serve as a basis for understanding the pedagogical process adopted. Then, the activities developed will be identified and analyzed, providing an in-depth analysis of the decisions taken in the various pedagogical dimensions.Finally, it will be addressed in more detail the selected theme, exploring the teachers’ perception of student indiscipline in Physical Education classes. |
Description: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física | URI: | https://hdl.handle.net/10316/112539 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Relatório de Estágio Nuno Anjos - Versão Final.pdf | 1.54 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License