Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/113618
Título: Colaboração e supervisão na ADD: Estratégias formativas de desenvolvimento profissional dos professores
Autor: Queiroga, Luiz Cláudio de Almeida 
Barreira, Carlos
Oliveira, Albertina Lima 
Palavras-chave: avaliação do desempenho docente; observação de aulas; desenvolvimento profissional
Data: 2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: EVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN
Resumo: A Avaliação do Desempenho Docente (ADD) assenta os seus pressupostos na observação de aulas entre pares, pelo que importa conhecer até que ponto esta tem contribuído para a melhoria das práticas pedagógicas e para o desenvolvimento profissional dos professores. Optou-se por realizar um Estudo de Caso, recorrendo-se a uma abordagem mista, qualitativa e quantitativa. Os sujeitos participantes, num total de 108, são docentes de um Agrupamento de Escolas da Região Centro. A avaliação pelos pares internos parece ter envolvido os docentes no processo de observação de aulas, ao ponto de, ter ocorrido trabalho colaborativo e práticas reflexivas.
The teacher appraisal rests its assumptions on the classroom observation between peers. Thus it is important to know how far this kind of observation has contributed for the development of the pedagogical practices and for teachers’ professional development. For that purpose it was decided to follow a Case Study research, using a mixed qualitative and quantitative approach. The participating subjects, in a total of 108, are teachers of a Grouping of Centre Region Schools. The appraisal by the internal peers seems to have involved teachers on the process of classroom observation, leading to a collaborative work and reflective practices.
URI: https://hdl.handle.net/10316/113618
ISSN: 2386-7418
DOI: 10.17979/reipe.2017.0.10.2459
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
ClaudioREIPEPB26-29.pdf487.07 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.