Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/115170
Title: O uso da tecnologia da informação e comunicação por parte de doutorandos em ciência da informação: o caso do espaço ibérico e Brasil
Authors: Gallotti, Monica Marques Carvalho
Borges, Maria Manuel 
Pestana, Olívia
Keywords: Comunicação de ciência; Tecnologia da Informação e Comunicação; Ciência da Informação; Educação Doutoral
Issue Date: 20-Nov-2017
Publisher: Imprensa da Universidade
metadata.degois.publication.title: VIII Encontro Ibérico EDICIC
metadata.degois.publication.location: Portugal
Abstract: O progresso científico e tecnológico experimentado nas últimas décadas tem vindo a produzir mudanças muito significativas na forma como se acede, organiza, produz e, sobretudo, difunde o conhecimento científico. O uso e aplicação intensiva da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) estão na origem de tais alterações, as quais têm provocado mudanças em todos os setores da sociedade atual, incluindo a academia. Este trabalho, parte de uma pesquisa doutoral, incide fundamentalmente sobre a utilização de novos métodos e ferramentas digitais nas práticas de acesso, criação e difusão da informação científica. De um modo mais preciso, propõe analisar como se dá o uso das TIC por parte de doutorandos em Ciência da Informação no Espaço Ibérico e no Brasil. A metodologia utilizada para a consecução dos objetivos teve dois momentos: começou por uma revisão de literatura, após a qual se seguiu a aplicação de uma abordagem mista, isto é, qualitativa e quantitativa, de modo a melhor poder caracterizar o objeto em análise. O estudo caracteriza-se como exploratório-descritivo. Foi feito um estudo de caso com doutorandos de seis Programas Doutorais em Ciência da Informação em Portugal, Espanha e Brasil. A recolha de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas e aplicação de um inquérito eletrônico onde foram obtidas 174 respostas. Face aos resultados quantitativos e às análises qualitativas foi possível perceber e mapear o modo como os estudantes de ciclos de estudos avançados em Ciência da Informação incorporam tais práticas no âmbito da sua investigação e como isso se traduz em suas práticas de comunicação de ciência. O estudo revelou que as TIC permeiam de forma pervasiva todas as fases da educação e produção doutoral, mas que concernente à publicação de resultados os respondentes evidenciam preferência por formatos tradicionais de comunicação e validação cientifica. Foi percebido que o grupo considera que a rápida evolução das TIC se constitui em um aspeto potencialmente negativo para a sua adopção e ainda, que os Programa Doutorais poderiam fomentar mais o uso destas ferramentas.
URI: https://hdl.handle.net/10316/115170
Rights: openAccess
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