Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/115170
Title: O uso da tecnologia da informação e comunicação por parte de doutorandos em ciência da informação: o caso do espaço ibérico e Brasil
Authors: Gallotti, Monica Marques Carvalho
Borges, Maria Manuel 
Pestana, Olívia
Keywords: Comunicação de ciência; Tecnologia da Informação e Comunicação; Ciência da Informação; Educação Doutoral
Issue Date: 20-Nov-2017
Publisher: Imprensa da Universidade
Serial title, monograph or event: VIII Encontro Ibérico EDICIC
Place of publication or event: Portugal
Abstract: O progresso científico e tecnológico experimentado nas últimas décadas tem vindo a produzir mudanças muito significativas na forma como se acede, organiza, produz e, sobretudo, difunde o conhecimento científico. O uso e aplicação intensiva da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) estão na origem de tais alterações, as quais têm provocado mudanças em todos os setores da sociedade atual, incluindo a academia. Este trabalho, parte de uma pesquisa doutoral, incide fundamentalmente sobre a utilização de novos métodos e ferramentas digitais nas práticas de acesso, criação e difusão da informação científica. De um modo mais preciso, propõe analisar como se dá o uso das TIC por parte de doutorandos em Ciência da Informação no Espaço Ibérico e no Brasil. A metodologia utilizada para a consecução dos objetivos teve dois momentos: começou por uma revisão de literatura, após a qual se seguiu a aplicação de uma abordagem mista, isto é, qualitativa e quantitativa, de modo a melhor poder caracterizar o objeto em análise. O estudo caracteriza-se como exploratório-descritivo. Foi feito um estudo de caso com doutorandos de seis Programas Doutorais em Ciência da Informação em Portugal, Espanha e Brasil. A recolha de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas e aplicação de um inquérito eletrônico onde foram obtidas 174 respostas. Face aos resultados quantitativos e às análises qualitativas foi possível perceber e mapear o modo como os estudantes de ciclos de estudos avançados em Ciência da Informação incorporam tais práticas no âmbito da sua investigação e como isso se traduz em suas práticas de comunicação de ciência. O estudo revelou que as TIC permeiam de forma pervasiva todas as fases da educação e produção doutoral, mas que concernente à publicação de resultados os respondentes evidenciam preferência por formatos tradicionais de comunicação e validação cientifica. Foi percebido que o grupo considera que a rápida evolução das TIC se constitui em um aspeto potencialmente negativo para a sua adopção e ainda, que os Programa Doutorais poderiam fomentar mais o uso destas ferramentas.
URI: https://hdl.handle.net/10316/115170
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Informação - Artigos em Livros de Actas

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

36
checked on Sep 25, 2024

Download(s)

10
checked on Sep 25, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.