Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/12605
Título: | Simulações on-line no ensino da Física e da Química | Outros títulos: | On-line simulations for Physics and Chemistry teaching | Autor: | Martins, António José Fiolhais, Carlos Paiva, João |
Palavras-chave: | Simulações on-line; World Wide Web; Java applets; Física e Química; Aprendizagem | Data: | 2003 | Editora: | Sociedade Brasileira de Computação | Citação: | Revista Brasileira de Informática na Educação. 11:2 (2003) 111-117 | Resumo: | O acentuado crescimento da Internet e, muito em particular, da World Wide Web
possibilitou a transmissão de documentos contendo texto, som, imagem e vídeo. Com o
aparecimento da linguagem de programação Java, pequenos programas multimédia
passaram a ser adicionados aos documentos da Web. Assim, os professores e estudantes
dispõem hoje de interessantes simulações que estão à sua livre disposição na Web. Estas
simulações on-line, em particular as aplicações (applets) de Java, podem correr sem
qualquer instalação no computador desde que o utilizador possua um browser.
Discutimos, com vários exemplos, a utilização das simulações on-line no ensino e
aprendizagem da Física e da Química, chamando a atenção para a utilidade de roteiros
de exploração. Apresentamos os resultados de um estudo que realizámos com alunos
portugueses do ensino básico (14 – 16 anos) que mostra as vantagens pedagógicas deste
tipo de simulações, nomeadamente para actividades de auto-descoberta das leis do
movimento The important growth of the Internet and, in particular, of the World Wide Web has made possible to transmit documents containing text, sound and video. With the introduction of the Java language, small multimedia programs have been added to Web documents. Teachers and students may, therefore, take advantage of interesting simulations, which are freely available in the Web. These on-line simulations (Java applets) run without installation in the computer, only a browser being required. We discuss here the benefits of on-line simulations for Physics and Chemistry teaching and learning, calling attention to the value added by exploration guides. We present the results of a study we have done with middle school Portuguese students (14-16 years old), which shows the pedagogical utility of those simulations, namely for self- discovery activities on the laws of motion |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/12605 | ISSN: | 1414-5685 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FCTUC Física - Artigos em Revistas Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Simulações On-Line No Ensino Da Física e da Química.pdf | 253.45 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 50
572
Visto em 29/out/2024
Downloads
363
Visto em 29/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.