Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15109
Title: Representação da vinculação a pais, pares e professores - estudos preliminares do IPPA-R para crianças do ensino básico
Authors: Figueiredo, Tânia 
Machado, Teresa Sousa 
Keywords: Vinculação; Crianças; IPPA-R
Issue Date: 2010
Publisher: CIEd- Universidade do Minho
metadata.degois.publication.title: I Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos"
metadata.degois.publication.location: Braga
Abstract: Ao longo do desenvolvimento, outras relações, para além das familiares, podem assumir-se como relações significativas, na óptica da teoria da vinculação, cumprindo papel de relevo para o equilíbrio do sujeito. No contexto escolar, os pares e professores podem cumprir este papel. O presente estudo apresenta dados preliminares de adaptação e validação de três versões – Pais, Pares e Professores – do IPPA-R (Inventory of Parent and Peer Attachment, de Armsden & Greenberg), a crianças entre os 9 e 11 anos. Os três instrumentos de auto-relato – cada um com 25 itens – passados a uma amostra de 254 crianças do ensino Público e Privado/cooperativo dos distritos de Aveiro e Viseu, apresentam estrutura factorial semelhante entre si, composta por três sub-escalas (“Comunicação e Proximidade Afectiva”, “Aceitação Mútua e Compreensão”, “Afastamento e Rejeição”). As qualidades psicométricas encontradas e a facilidade de aplicação, sugerem que se tratam de instrumentos adequados para avaliar a representação da vinculação a figuras significativas nestas idades.
URI: https://hdl.handle.net/10316/15109
ISSN: 978-972-8746-87-2
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Figueiredo & Machado.pdf211.29 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

767
checked on Nov 6, 2024

Download(s) 50

507
checked on Nov 6, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.