Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15109
Title: Representação da vinculação a pais, pares e professores - estudos preliminares do IPPA-R para crianças do ensino básico
Authors: Figueiredo, Tânia 
Machado, Teresa Sousa 
Keywords: Vinculação; Crianças; IPPA-R
Issue Date: 2010
Publisher: CIEd- Universidade do Minho
metadata.degois.publication.title: I Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos"
metadata.degois.publication.location: Braga
Abstract: Ao longo do desenvolvimento, outras relações, para além das familiares, podem assumir-se como relações significativas, na óptica da teoria da vinculação, cumprindo papel de relevo para o equilíbrio do sujeito. No contexto escolar, os pares e professores podem cumprir este papel. O presente estudo apresenta dados preliminares de adaptação e validação de três versões – Pais, Pares e Professores – do IPPA-R (Inventory of Parent and Peer Attachment, de Armsden & Greenberg), a crianças entre os 9 e 11 anos. Os três instrumentos de auto-relato – cada um com 25 itens – passados a uma amostra de 254 crianças do ensino Público e Privado/cooperativo dos distritos de Aveiro e Viseu, apresentam estrutura factorial semelhante entre si, composta por três sub-escalas (“Comunicação e Proximidade Afectiva”, “Aceitação Mútua e Compreensão”, “Afastamento e Rejeição”). As qualidades psicométricas encontradas e a facilidade de aplicação, sugerem que se tratam de instrumentos adequados para avaliar a representação da vinculação a figuras significativas nestas idades.
URI: https://hdl.handle.net/10316/15109
ISSN: 978-972-8746-87-2
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Figueiredo & Machado.pdf211.29 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.