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https://hdl.handle.net/10316/15191
Título: | Produção e reconhecimento de substantivos abstractos deadjectivais em português L2 | Autor: | Jesus, Dália Maria André | Orientador: | Santos, Isabel Maria de Almeida Rio-Torto, Graça Maria de Oliveira e Silva |
Palavras-chave: | Lingua portuguesa -- gramática; Segunda língua -- aprendizagem | Data: | 2010 | Citação: | Jesus, Dália Maria André - Produção e reconhecimento de substantivos abstractos deadjectivais em português L2. Coimbra : [ed. do autor], 2010 | Resumo: | Esta dissertação tem como objectivo geral analisar o modo como se realiza a aprendizagem de nomes abstractos deadjectivais por alunos aprendentes de PLE. O objectivo específico deste estudo é procurar, por um lado, identificar se factores como a frequência lexical e a transparência/ opacidade contribuem para a compreensão e produção deste tipo de produto e, por outro lado, reconhecer as estratégias usadas pelos informantes no reconhecimento e compreensão de palavras complexas. Começámos por esclarecer questões relativas à natureza e à formação dos produtos em foco e, em seguida, tratámos questões relacionadas com o processamento cognitivo de palavras morfologicamente complexas. A opção por este enquadramento teórico justifica-se, por um lado, pela vertente morfológica e lexical que o nosso tema implica, na medida em que iremos analisar um determinado tipo de estrutura, e, por outro lado, pela vertente psicolinguística, visto estar em causa a actividade de processamento de informações de ordem morfológica, lexical e semântica em situação de aprendizagem do português língua não materna, neste caso, na sua variedade europeia. Posteriormente, recolheram-se dados originais junto de alunos de PL2, de nível B1 e B2 do QECRL (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas) aos quais foi submetido um inquérito; o referido inquérito é constituído por quatro exercícios, distintos, que testam competências também elas diversificadas: produção, reconhecimento/ decomposição e aceitabilidade lexical/ morfológica. Da análise destes dados, concluímos que a frequência e a transparência dos itens lexicais, ou ,ainda, a disponibilidade dos sufixos são factores actuantes na aprendizagem dos nomes abstractos deadjectivais. | Descrição: | Dissertação de mestrado em Português Língua Estrangeira/Língua Segunda (Linguística Aplicada), apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/15191 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado |
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