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https://hdl.handle.net/10316/15267
Título: | Vivências e percepções de Estágio em Psicologia: estudo comparativo entre estagiários da Universidade | Autor: | Monteiro, Rosana Miranda | Orientador: | Almeida, Ana Cristina Ferreira de | Palavras-chave: | estágio curricular; desenvolvimento de jovens-adultos; transição universidade - mundo de trabalho; formação de psicólogos; vivências; percepção | Data: | 7-Jul-2010 | Resumo: | Tornar-se Psicólogo pressupõe, além da vontade, orientação vocacional, conhecimentos e preparação académica e científica, iniciação à prática profissional que, no modelo vigente, acontece na última etapa da formação inicial em Psicologia, no 5º ano, último do 2.º ciclo de estudos, em período de estágio curricular. No presente trabalho centrámo-nos nesta etapa, a fim de explorar alguns dos aspectos mais significativos do repertório experiencial dos «novatos», à escala do desenvolvimento e construção da especialidade na carreira profissional, ou na fase de transição para o mundo do trabalho. Assim, fazendo incidir a nossa atenção no estudo da perspectiva dos Psicólogos-Estagiários, quisemos explorar vivências e percepções dos estudantes do 5.º ano de Psicologia, a partir do modo como percepcionam o estágio, e como se percepcionam no estágio, em termos do seu desenvolvimento pessoal, social e profissional. Associado ao estudo, está o diagnóstico dos ganhos e dificuldades neste primeiro contacto com a profissão, concretamente, das (in) competências percebidas, no modo como os(as) psicólogos(as)-estagiários(as) “vêem” as suas experiências, em termos de (i) Aprendizagem e desenvolvimento profissional; (ii) Aspectos sócio-emocionais; (iii) Apoios/recursos/supervisão; (iv) Socialização profissional e institucional; e (v) Aspectos vocacionais. São estes os construtos subjacentes ao instrumento usado (IVPE-Psi, Caires, Almeida & Almeida, 2009), por adaptação do IVPE-Ensino Superior (Caires, 2001) e IVPE-ES (Licenciaturas em Ensino) (Caires, 2003), numa amostra total de 82 Estudantes Estagiários de Psicologia, das Universidades de Coimbra e do Minho, e das diversas áreas de especialização. Por interesse intrínseco, constitui alvo particular da nossa atenção, o caso dos Psicólogos-Estagiários de Psicologia da Educação. Desta abordagem esperamos resultar um contributo para a validação da eficácia da formação académica inicial. Concluímos que, independentemente da Universidade de origem e da área de especialização, os estagiários de Psicologia indiciam benefícios e receios ou dificuldades comuns, e que a sua formação, desde cedo, pode e deve investir numa preparação profissional mais adequada, paralelamente à formação pessoal e social, em contexto de aprendizagem académica e científica situadas e por referência aos territórios da experiência comunitária. | Descrição: | Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia (área de especialização de Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento) sob a orientação de Ana Cristina Ferreira de Almeida– | URI: | https://hdl.handle.net/10316/15267 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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