Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/15595
Título: Aceitação - rejeição parental percepcionada e ajustamento psicológico e académico da criança
Autor: Pires, Ana Margarida dos Santos 
Orientador: Borges, Maria Graciete Nunes Pinto Franco
Palavras-chave: Suporte parental; Sucesso escolar
Data: 2010
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Através da teoria da “aceitação-rejeição parental” (PARTheory) de Rohner (2004), o nosso principal objectivo foi analisar a relação entre a aceitação (rejeição) parental percepcionada pela criança e o seu ajustamento psicológico e escolar, com especial referência para o impacto da rejeição paterna percepcionada. Para lá do suporte parental, e aceitando que no final da infância “outros significativos” começam a ganhar mais significado na vida da criança, tentámos também perceber se existia alguma relação entre o suporte do(a) professor(a), dos colegas (de sala de aula) e dos amigos e o ajustamento psicológico e rendimento escolar. Numa amostra de 44 crianças com idades a variar entre os 9 e os 11 anos, obtivemos dados que associam a rejeição parental percepcionada com o desajustamento psicológico e escolar, com um impacto mais significativo para a rejeição paterna percepcionada do que para a rejeição materna. Podemos acrescentar que não foi só o suporte parental a ser considerado importante pelas crianças nesta faixa etária, mas também o suporte dado pelo(a) professor(a) e pelos amigos. A percepção destes outros significativos foi também implicada no rendimento escolar das crianças consideradas.
Following Rohner’s (2004) “parental acceptance-rejection” theory (PARTheory), our main goal was to study the relation between parental acceptance (rejection) perceived by the child and her psychological and academic adjustment, with a special reference to the impact of paternal rejection perceived. Besides parental support, and accepting that in the end of childhood “significant others” start to gain relevance in the life of the child, we’ve also tried to understand if there was any relation between the support given by teachers, friends and classmates and psychological adjustment and academic results. In a sample of 44 children with ages between 9 and 11 years old, we obtained data confirming the relation between perceived parental rejection and psychological and academic maladjustement, with a more significant impact for the perceived paternal rejection than for perceived maternal rejection. It might be added that it was not only the parental support which was relevant for children in this age grade, but also the support given by teachers and friends. These significant others were also implicated in the academic results of the children considered.
Suivant la théorie de la “acceptation-rejetion” par Rohner (2004), nôtre objectif été de etudier la relation entre la acceptation (rejetion) parental pérçu par l’ enfant et ça adéquation psychologique et académique, avec une référence spécial pour la rejetion paternel pérçu. C’est dans le fin de l’ enfance qui des autres significatifs commence à gagner en importance dans la vie de l’enfant. D’ aprés ça, ont a essayer aussi de comprendre si il y avait aucune relation entre le appui apporté par le professeur, les copains et les amis et l’ adéquation socio-émotionnel et les résultats académiques. Dans un échantillon de 44 enfants âgés de 9 à 11 ans, nous ayant obtenu données attestant la relation entre la rejetion parental pérçu et la inadéquation psychologique et académique, avec une plus significatif impact pour la rejetion paternel pérçu que pour la rejetion maternel perçu. On peut ajouter aussi que ce n'est pas seul le appui apporté par les parents qui est important pour les enfants à cette âge la, mais aussi le appui apporté pour les professeurs el les amis. La perception des ces autres significatifs étais impliqué dans les résultats académiques des enfants considérés.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia, especialização em Psicologia Pedagógica, apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/15595
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Aceitação-Rejeição Parental Percepcionada.pdf1.53 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.