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https://hdl.handle.net/10316/1593
Título: | Modelização do comportamento de um condutor real no controlo direccional de veículos automóveis | Outros títulos: | Real Driver Steering Behaviour Modelling for Directional Control of Vehicles | Autor: | Afonso, José Luís Ferreira | Orientador: | Costa, José Manuel G. Sá da | Palavras-chave: | Automação; Engenharia Mecânica | Data: | 7-Mar-1997 | Resumo: | A análise do sistema condutor-veículo revela-se extremamente importante no estudo das condições de condução e no estabelecimento de critérios com vista ao melhoramento do comportamento dinâmico do veículo. Nesta dissertação apresenta-se uma descrição do comportamento de um condutor real, no domínio transversal, ou seja, a sua actuação ao nível das acções sobre o volante. Para tal, criou-se um modelo que estabelece a relação entre a informação adquirida pelo condutor e a sua acção sobre o volante. Os parâmetros que caracterizam este modelo são identificados com base em resultados experimentais, obtidos em condições reais de condução. A sua validação é conseguida através da comparação dos valores fornecidos pelos testes, com os resultados obtidos por simulação. A importância real do modelo de condutor desenvolvido é demonstrada através da sua aplicação ao estudo da variação das condições de condução e das características do veículo. Finalmente, é deduzida uma lei de controlo "Quatro Rodas Directrizes", com o objectivo de analisar o seu efeito sobre o comportamento do condutor. Deste modo, é possível retirar ilações sobre a forma como o condutor é afectado pela introdução de um sistema deste tipo. A análise do comportamento do condutor ao volante de um veículo equipado com um sistema "Quatro Rodas Directrizes", feita através da simulação, permite tirar conclusões sobre o grau de aceitação deste novo dispositivo, sem recurso à construção de um protótipo, sempre morosa e dispendiosa. Palavras Chave: Modelização do condutor, Comportamento direccional de veículos, Automóveis, Sistemas Homem-Máquina, Dinâmica de veículos. | Descrição: | Tese de doutoramento em Engenharia Mecânica (Automação) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/1593 | Direitos: | embargoedAccess |
Aparece nas coleções: | FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Doutoramento |
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