Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/17689
Título: | Relatório final de estágio: Escola Secundária de Avelar Brotero | Autor: | Oliveira, Fábio Rafael Santos | Orientador: | Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro | Palavras-chave: | Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica | Data: | 2011 | Resumo: | O processo ensino-aprendizagem, devido à sua heterogeneidade de situações é bastante rico na aquisição de comportamentos, atitudes e valores. Toda esta diversidade é apresentada neste relatório juntamente com os principais factores que sustentaram o sucesso do processo ensino-aprendizagem, durante o Estágio Pedagógico realizado com uma turma do 12º ano de escolaridade. Na relação professor – aluno o professor tem como função transpor e aplicar os seus conhecimentos com o objectivo de os alunos adquirirem as aprendizagens e atingirem os objectivos propostos. É essencial que o professor coloque o aluno no centro do seu planeamento, realizando todas as acções com vista ao desenvolvimento das habilidades e conhecimentos por parte destes. Parece fundamental encontrar experiências educativas que promovam o aluno e as suas aprendizagens, porque apenas com um sistema educativo centrado no aluno é que tem sentido realizar uma diferenciação pedagógica constante e especifica a cada um dos indivíduos. Neste relatório vão ser referenciados diversos aspectos que contribuíram para melhorar o ensino da Educação Física durante o ano de estágio. Todo o planeamento educativo, aliado a uma realização cuidada e reflectida levam a que seja possível orientar e reajustar o processo educativo às necessidades da turma. O papel da avaliação e todo o seu carácter certificativo faz com que seja um processo que permite não só avaliar mas também regular o processo de formação, ajudando o professor a verificar a aquisição de habilidades e conhecimentos. Para o professor, é de extrema importância conseguir dominar as quatro dimensões de intervenção pedagógica. Este conhecimento vai facilitar a condução das aulas no que diz respeito à instrução, à comunicação, à gestão, ao clima e à disciplina, fazendo com que o professor consiga rentabilizar o tempo de empenhamento motor específico dos seus alunos. Este documento vai relatar um percurso de aprendizagens no âmbito do ano de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Avelar Brotero. | Descrição: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/17689 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio Fábio Oliveira.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
291
Visto em 24/set/2024
Downloads
139
Visto em 24/set/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.