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Título: Observatório do percurso dos diplomados pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra: origem social, representações e expectativas sobre o percurso profissional
Autor: Costa, Helder José Novo da 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Palavras-chave: Formação de professores; Insucesso escolar; Ensino superior; Sucesso escolar; diplomados; Educação Física; Mercado de trabalho; Profissão docente
Data: 2003
Título da revista, periódico, livro ou evento: Observatório do percurso dos diplomados pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra : origem social, representações e expectativas sobre o percurso profissional
Resumo: Nesta monografia procuramos proceder a uma caracterização dos licenciados pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, no que diz respeito ao seu perfil social (género; idade; a mudança, ou não, de residência aquando da frequência da Universidade; estado civil; constituição do agregado familiar; nível de escolaridade, situação profissional dos pais; nível de escolaridade e situação profissional do cônjuge) e às representações e expectativas que manifestam relativamente ao seu percurso profissional (considerações acerca da influência de um curso superior na obtenção de emprego; aspectos presentes durante o curso e na profissão; desempenho de actividade na área do curso; satisfação com o percurso profissional; expectativas e ambições quanto ao futuro profissional). Depois de realizado um estudo piloto visando o estabelecimento de um contacto inicial com os diplomados de 2000, 2001 e 2002 e, no sentido de averiguar a necessidade de efectuar uma investigação desta índole, procedemos à aplicação de um inquérito (via postal) a 53 indivíduos que constituíram a nossa amostra. Finalizado o estudo, constatámos que em conjunto, os pais dos diplomados, são na maior parte licenciados e bacharéis e são especialistas das profissões intelectuais e científicas. Os filhos de pais com um capital escolar superior e uma profissão com estatuto mais elevado na Classificação Nacional das Profissões (1994) são aqueles que afirmam, em maior número, que o curso superior não aumenta as possibilidades de emprego, considerando também que uma das melhores opções a curto e médio prazo é a de continuar a vida académica. A maior expectativa, a curto e médio prazo, dos diplomados é a de continuar a exercer a profissão nas escolas e a sua maior ambição em termos profissionais, prende-se com o prosseguimento dos estudos nível académico.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17705
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