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Título: Amílcar Pinto : um arquitecto português do século XX
Autor: Noras, José Raimundo 
Orientador: Pimentel, António Filipe
Palavras-chave: Pinto, Amílcar, 1890-1978 -- obra; Arquitectura
Data: 8-Mar-2012
Resumo: Amílcar Pinto: um arquitecto português do século XX constitui em primeiro lugar um ensaio biográfico. Nos vários momentos do texto e da investigação, procurámos descobrir quem foi este “arquitecto ignorado” do século XX português. Investigando a vida do artista, perspectivou-se a razão de ser da obra de arte e, nesse contexto, revelou-se de utilidade extrema a realização complementar de um inventário exaustivo da obra arquitectónica de Amílcar Pinto, inventário que acompanha, em anexo, o presente estudo. No desenvolvimento do texto, adoptou-se uma estrutura em três capítulos. Inicialmente, propôs-se uma breve abordagem contextual que se entendeu designar por “Tendências gerais da Arquitectura Portuguesa nos inícios do século XX”. Trata-se de um esforço de síntese, com a necessária objectividade, no qual se pretendeu contribuir para a contextualização, na sua época, da obra de Amílcar Pinto. Posteriormente, num segundo momento, desenvolveu-se uma abordagem biográfica do arquitecto em análise, focando o seu período formativo, a sua evolução artística, assim como descortinando alguns perfis de clientela. Foi esta a biografia possível de construir à luz das fontes existentes, a qual esteve sempre orientada para o relato das vivências profissionais e artísticas deste arquitecto. Este esboço biográfico fez antever, desde logo, duas fases distintas na obra de Amílcar Pinto: uma primeira fase, que se poderá associar ao chamado “estilo tradicional português”; e uma segunda fase, já com aproximações ao moderno e bastantes influências das linhas e das formas da “arte deco”. Assim, no terceiro capítulo, a evolução estilística da obra arquitectónica de Amílcar Pinto foi o nosso objecto de estudo primordial, tendo aí desenvolvido a análise histórica e crítica das principais obras do arquitecto, com base numa abordagem sincrónica e em critérios tipológicos. Na verdade, poder-se-á dizer que investigar, nas suas diversas fases, o percurso e a obra de Amílcar Pinto, “exumando a sua memória”, foi também desvendar a evolução da arquitectura portuguesa coeva, contribuindo para a definição de intenções e de aspirações, tanto dos arquitectos, como da encomenda e da aceitação por parte do público.
Descrição: Dissertação de mestrado em História da Arte, Património e Turismo Cultural, na área de especialização em História da Arte, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/18502
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Arqueologia - Teses de Doutoramento

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