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Título: Avaliação das Qualidades Psicométricas da Escala de Orientação Cultural para a Aprendizagem(OCA): testes de invariância da medida
Autor: Rodrigues, Isabel João de Faria Claro Jesus 
Orientador: Rebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias
Palavras-chave: Cultura Organizacional; Cultura de aprendizagem; Invariância; Validação
Data: 2012
Citação: Rodrigues, Isabel João de Faria Claro Jesus - Avaliação das Qualidades Psicométricas da Escala de Orientação Cultural para a Aprendizagem(OCA): testes de invariância da medida. Coimbra, 2012
Título da revista, periódico, livro ou evento: Avaliação das Qualidades Psicométricas da Escala de Orientação Cultural para a Aprendizagem(OCA): testes de invariância da medida
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente estudo insere-se no âmbito da cultura organizacional, mais concretamente no que respeita à cultura de aprendizagem. Seguindo esta linha de investigação, pretende-se contribuir para os estudos de validação da escala OCA, um instrumento destinado a medir o grau de orientação cultural para a aprendizagem, através de testes da invariância da medida. Procedeu-se então a uma análise da estabilidade da estrutura bidimensional desta escala. Para este efeito, recorreu-se a uma análise factorial confirmatória com recurso a comparações entre grupos. Foi criada uma amostra, com base em quatro grupos de empresas, que diferem em termos de tipo de empresa e dimensão da mesma. Posteriormente realizaram-se testes da invariância da medida, de modo a averiguar se existiam percepções diferenciadas em relação aos itens que compõem a escala quando aplicada em diferentes contextos. Os resultados obtidos suportam a invariância do modelo, garantindo a estabilidade da sua estrutura bidimensional nos grupos em estudo. Não obstante o facto de observarmos valores aceitáveis para o suporte do modelo, importa considerar que a validade é um processo que se encontra sempre em aberto, e existem inúmeras hipóteses de testar a validação da escala OCA. Neste sentido importa continuar com os estudos de validação desta escala, que se tem revelado útil no âmbito da avaliação da cultura de aprendizagem.
The present study falls within the organizational culture, specifically as regards the culture of learning. Following this line of research, it is intended to contribute to the validation studies of the OCA scale, an instrument designed to measure the degree of cultural orientation to learning, by testing the measure invariance. We performed a stability analysis of the two-dimensional structure of this scale. For this purpose, we used a confirmatory factor analysis, using comparisons between groups. We created a sample based on four business groups, which differ in type and size of the company. Afterwards, we carried out tests of measurement invariance, in order to ascertain whether there were different perceptions in relation to items of the scale, when applied in different contexts. The results support the invariance of the model, ensuring the stability of its two-dimensional structure in the groups we studied. Despite the fact that we observe acceptable values to support the model, it should be noted that validity is a process which is always open, and there are numerous hypotheses to test the validity of the OCA scale. In this regard, it is important to continue with the validation studies of this scale, which has proved useful in assessing the learning culture.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia, especialização em Psicologia das Organizações e do Trabalho
URI: https://hdl.handle.net/10316/18591
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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