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https://hdl.handle.net/10316/20202
Title: | Caracterização experimental e computacional da zona de recirculação no rasto de uma colina sujeita à erosão por acção do vento | Authors: | Pinheiro, Sérgio Rodrigues | Orientador: | Domingues, Almerindo Ferreira | Keywords: | colina; tensão tangencial; zona de recirculação | Issue Date: | Jul-2011 | Citation: | PINHEIRO, Sérgio Rodrigues do - Caracterização experimental e computacional da zona de reciculação no rasto de uma colina sujeita à erosão por acção do vento. Coimbra:[s.n.]2011. Dissertação de Mestrado | Serial title, monograph or event: | Caracterização experimental e computacional da zona de reciculação no rasto de uma colina sujeita à erosão por acção do vento | Place of publication or event: | Coimbra,2011 | Abstract: | Apresenta-se um estudo da caracterização experimental e computacional do escoamento na zona de recirculação no rasto de uma colina sujeita à erosão por acção do vento. O trabalho refere-se à realização de ensaios laboratoriais efectuados em túnel aerodinâmico, e a simulação numérica executada com o programa de modelação computacional CFX. Os modelos das colinas estudadas são descritos por uma equação sinusoidal, tendo-se realizado ensaios para o caso de uma colina isolada ou disposta em tandem com uma segunda similar para diferentes velocidades do escoamento não perturbado, 8.3 e 9.1 m/s. Para a interacção entre colinas estudaram-se várias distâncias entre estas, 0e H, sendo H a altura da colina. As colinas foram equipadas com sondas de medição da tensão tangencial, a partir das quais foi possível obter a distribuição deste parâmetro, ao longo da sua superfície. Com a colocação de fios de lã ao longo da colina e a jusante desta estuda-se a topologia do escoamento. Estes ensaios permitiram a medir a localização do ponto de separação e recolamento do escoamento. Mediante a utilização de uma sonda de sete furos foi possível estudar a estrutura da zona de recirculação e o perfil de velocidade em torno da colina. Para a simulação numérica foram feitos testes de independência de malha, e o estudo da sensibilidade de vários parâmetros que influenciam o escoamento em torno da colina. Uma vez realizadas as simulações comparam-se os resultados obtidos com os dados experimentais. | Description: | Dissertação de mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/20202 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
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