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https://hdl.handle.net/10316/20243
Title: | Dificuldades de escrita : o erro ortográfico, revelador do conhecimento metafonológico do escrevente aluno do ensino básico | Authors: | Lopes, Fátima Teresa Ferreira | Orientador: | Pereira, Maria Isabel Pires | Keywords: | Dificuldades na escrita | Issue Date: | 2011 | Citation: | LOPES, Fátima Teresa Ferreira - Dificuldades de escrita : o erro ortográfico, revelador do conhecimento metafonológico do escrevente aluno do ensino básico. Coimbra : [s.n.], 2011 | Abstract: | O estudo da escrita de ditado de palavras isoladas (regulares, irregulares e pseudopalavras), em alunos do 4º e 6º ano do ensino básico, através da aplicação da PAL 21 constitui o objectivo central deste trabalho de investigação. Arquitectada à luz do modelo da dupla via de Caplan (1992), esta prova permite compreender os processos linguísticos envolvidos na transformação de um estímulo fonológico em expressão escrita, em especial as vias/estratégias de produção mobilizadas para aceder às representações lexicais, para além de avaliar a integridade da via lexical (palavras irregulares) e sublexical (pseudopalavras).
Os resultados obtidos permitem-nos verificar que existem diferenças significativas na escrita das palavras irregulares e pseudopalavras dos alunos do 4º e do 6º ano, o que significa a utilização de diferentes vias/estratégias: o 4º ano utiliza de forma privilegiada a via sublexical e a estratégia alfabética e o 6º ano, a via lexical e a estratégia ortográfica.
O tipo de erro produzido por cada um dos grupos de alunos: erro de classe I (palavras fonética e graficamente incorrectas), no 4º ano, e erro de classe II (palavras foneticamente correctas e graficamente incorrectas) e de classe III (erros que afectam a palavra no seu todo), no 6º ano, confirmam diferenças manifestas nos dois grupos em causa, resultantes das vias (sublexical ou lexical) utilizadas. A prova de ditado permite ainda verificar qual o conhecimento ortográfico dos alunos sobre determinadas regras contextuais do Português e avaliar casos de graves dificuldades de escrita. The study of single words writing dictation (regular, irregular and pseudowords), to students in the 4th and 6th grades of the Portuguese basic education system through the application of the PAL 21, is the central aim of this research. Crafted in the light of the Caplan’s two-way model (1992), this test is capable of understanding the linguistic processes involved in the phonological stimulus processing in writing, especially the production routes / strategies mobilized to access lexical representations, as well as assess the integrity of the lexical (irregular words) and sublexical (pseudowords) route. The results obtained allow us to verify that there are significant differences in the writing of irregular words and pseudowords by students in 4th and 6th grades, which means the use of different routes / strategies: the 4th grade uses a privileged sublexical route and alphabetical strategy and the 6th grade uses the lexical route and the spelling strategy. The type of error produced by each group of students is: class I error (phonetically and graphically inaccurate words), in the 4th grade, and class II error (phonetically correct and graphically incorrect words) and class III (errors that affect the word as a whole), in the 6th grade, confirming the obvious differences in the two groups in question, resulting from the (sublexical or lexical) routes used. The dictation test also allows checking which spelling knowledge students have on specific contextual rules of Portuguese and evaluating cases of serious writing difficulties. |
Description: | Dissertação de mestrado em Linguística : Investigação e Ensino (Linguística Aplicada) apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/20243 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado |
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