Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/20307
Title: Monitorização dos efeitos de introdução de biodisel no combustivel de veiculos automóveis de frotas comerciais
Authors: Almeida, Eugénio Luís da Conceição Malheiro Pinto 
Orientador: Costa, José Joaquim da
Keywords: Biodisel; Eficiência
Issue Date: Aug-2008
Citation: ALMEIDA, Eugénio Luís da Conceição Malheiro Pinto de - Monitorização dos Efeitos da Introdução de Biodiesel no Combustível de Veículos Automóveis de Frotas Comerciais. Coimbra:[s.n.],2008. Dissertação de Mestrado
metadata.degois.publication.title: Monitorização dos Efeitos da Introdução de Biodiesel no Combustível de Veículos Automóveis de Frotas Comerciais
metadata.degois.publication.location: Coimbra,2008
Abstract: Fruto da maior mobilidade de pessoas e bens, o peso do sector dos transportes tem sofrido um acentuado aumento no consumo final de energia. Segundo o “Programa de Actuação para Reduzir a Dependência de Portugal Face ao Petróleo”, aprovado no Conselho de Ministros de 4 de Novembro de 2004, em Portugal a dependência energética deste sector relativamente ao petróleo é responsável por 42% do consumo do petróleo importado. Com a escalada do preço do barril e a consequente subida dos preços dos produtos refinados destinados ao sector dos transportes, como a gasolina e o gasóleo, têm sido feitos esforços na procura de alternativas com o fim de reduzir a dependência externa do país em relação aos combustíveis de origem fóssil. O biodiesel é um combustível produzido a partir de óleo vegetal ou gordura animal apontado por muitos como uma alternativa ao gasóleo convencional na sua forma pura ou em mistura com gasóleo em diferentes taxas de incorporação. Em Portugal a produção de biodiesel tem vindo a aumentar ao longo dos anos existindo já cinco empresas especializadas na sua produção - a Prio Advanced Fuels é um exemplo de referência no país. Muito tem sido dito acerca dos benefícios da utilização deste combustível alternativo ao gasóleo na sua forma pura ou misturado com aquele, como uma melhor eficiência no consumo, uma consequente redução do consumo por parte dos veículos e ainda uma redução nas emissões poluentes. A Prio - Advanced Fuels tem vindo a acompanhar a utilização de biodiesel em viaturas das frotas comerciais dos seus clientes, com particular atenção às possíveis alterações ao nível dos programas de manutenção correctiva e preventiva das viaturas e ao acompanhamento da evolução dos consumos. Neste quadro, a Prio - Advanced Fuels solicitou a colaboração do Departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC com vista ao desenvolvimento de um plano mais completo e detalhado de monitorização. É neste âmbito que se insere o presente trabalho, cujo objectivo principal é a análise comparativa dos consumos e dos desempenhos das viaturas de uma frota de ligeiros comerciais e de uma de pesados de passageiros, com a incorporação de biodiesel no combustível em diferentes taxas de incorporação, considerando também a influência dos restantes parâmetros como o tipo de trajectos efectuados e a tipologia dos veículos. Ao analisarmos os resultados obtidos, é evidente que existe uma tendência geral para a diminuição do consumo e do aumento da eficiência do consumo quando se utiliza nos veículos o combustível B15. Estes resultados vêm ao encontro de observações feitas por particulares, que já utilizavam este tipo de combustível, e que afirmavam que os seus veículos consumiam menos. Em relação aos veículos pesados de passageiros, os resultados também apontam para uma tendência geral na redução do consumo médio aquando da utilização de B10 e B20. Ao olhar para estes resultados, quando comparados com o gasóleo, foi o B20 que apresentou uma melhoria nos consumos médios num maior número de autocarros, pelo que para já seria aconselhável manter a frota a consumir este combustível. De facto, dados de um estudo do Instituto Politécnico de Leiria conduzido pelo Eng.º Luís Serrano e gentilmente cedidos por ele, demontraram que o consumo diminui progressivamente do gasóleo para B10 e deste para B20, tanto em trajectos urbanos como extra-urbanos simulados em banco de ensaios.
Description: Dissertação de mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/20307
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

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