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https://hdl.handle.net/10316/20308
Título: | Influência do W no comportamento à oxidação de revestimentos à base de carbono | Autor: | Oliveira, Célia Regina Marques | Orientador: | Louro, Cristina Cavaleiro, Albano |
Palavras-chave: | DLC (Diamond-like carbon); Oxidação; W-DLC | Data: | Ago-2008 | Citação: | OLIVEIRA, Célia Regina Marques - Influência do W no comportamento à oxidação de revestimentos à base de carbono. Coimbra:[s.n.],2008. Dissertação de Mestrado | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Influência do W no comportamento à oxidação de revestimentos à base de carbono | Local de edição ou do evento: | Coimbra,2008 | Resumo: | Uma das desvantagens dos revestimentos à base de carbono, para aplicações mecânicas/tribologicos, é a baixa estabilidade térmica. Para temperaturas tão baixas como 300ºC ocorre perda de material, principalmente se o meio envolvente for uma atmosfera oxidante. A introdução de um metal poderá melhorar esta baixa resistência à oxidação sem prejudicar as sua propriedades mecânicas e/ou tribologicas. Este trabalho tem como objectivo o estudo da influência do W no comportamento à oxidação de revestimentos à base de carbono. Para tal formam fornecidas pelos orientadores 5 amostras de revestimentos divididas em duas séries. A primeira série de filmes, do tipo DLC é constituída por três tipos de amostras. A segunda série, de DLC dopado com tungsténio (W-DLC) contém dois tipos de amostras diferentes. Os revestimentos são testados a temperaturas compreendidas entre os 400 e 600ºC. Para a caracterização das amostras recorreu-se às técnicas de análise termogravimetrica, espectrometria de massa, difracção de raios-X e espectroscopia vibracional por Raman. Conclui-se com este estudo, que a introdução de tungsténio em DLC, faz com que este tenha maior resistência á oxidação e trabalhe a mais altas temperaturas, sem perder as suas características. Aumentando a sua temperatura de funcionamento em aproximadamente 100ºC. | Descrição: | Dissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/20308 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
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Célia_Oliveira_2003115462_2008_rf.pdf | 553.54 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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