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https://hdl.handle.net/10316/20402
Title: | Estudo de um sistema de arrefecimento para o compartimento de máquinas de um sistema de elevação | Authors: | Valentim, Ricardo Nuno dos Reis | Orientador: | Costa, José Joaquim da | Keywords: | Arrefecimento; sistema; potência | Issue Date: | Jul-2009 | Citation: | VALENTIM, Ricardo Nuno dos Reis - Estudo de um sistema de arrefecimento para o compartimento de máquinas de um sistema de elevação. Coimbra:[s.n.],2009. Dissertação de Mestrado | metadata.degois.publication.title: | Estudo de um sistema de arrefecimento para o compartimento de máquinas de um sistema de elevação | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | Nesta dissertação faz-se o estudo do desempenho de um sistema de arrefecimento para o compartimento de máquinas de um sistema de elevação com 300 t de capacidade, que integra de um equipamento de perfuração de solos, desenvolvido e produzido pela empresa TTS-Sense, localizada em Kristiansand, Noruega. Este tipo de equipamento é actualmente utilizado na indústria petrolífera na abertura de poços de petróleo e opera em terra. O compartimento de máquinas está dividido em duas secções e cada secção é composta por quatro unidades. Cada unidade é constituída por um motor eléctrico, um trem de engrenagens planetárias, um sistema de travagem e um pinhão. Este conjunto de oito unidades tem como principal função a movimentação do conjunto Dolly e Top Drive através de um sistema de transmissão pinhão-cremalheira durante as operações perfuração e deslocamento de cargas. Tendo em conta que a análise térmica deve incidir nos motores eléctricos e nos trens de engrenagens planetárias, procedeu-se à determinação de todos os valores de potência térmica dissipada para a actividade mais crítica do processo, considerando a energia mecânica dissipada, as velocidades de funcionamento e a duração, bem como a variação cíclica das cargas. São aplicados modelos de previsão de trocas de calor por convecção forçada no interior do compartimento de máquinas e avaliada a sua contribuição para a resolução do problema. Com base na análise térmica feita ao trem de engrenagens, são propostas três soluções para arrefecimento do óleo lubrificante, através do uso de permutadores de calor e são seleccionadas as soluções mais adequadas, para que o limite térmico do óleo não seja ultrapassado. Por fim determina-se a potência de arrefecimento da unidade que produzirá água refrigerada para alimentação dos permutadores de calor. | Description: | Dissertação de mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/20402 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
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