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Título: Estudo de um sistema de arrefecimento para o compartimento de máquinas de um sistema de elevação
Autor: Valentim, Ricardo Nuno dos Reis 
Orientador: Costa, José Joaquim da
Palavras-chave: Arrefecimento; sistema; potência
Data: Jul-2009
Citação: VALENTIM, Ricardo Nuno dos Reis - Estudo de um sistema de arrefecimento para o compartimento de máquinas de um sistema de elevação. Coimbra:[s.n.],2009. Dissertação de Mestrado
Título da revista, periódico, livro ou evento: Estudo de um sistema de arrefecimento para o compartimento de máquinas de um sistema de elevação
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Nesta dissertação faz-se o estudo do desempenho de um sistema de arrefecimento para o compartimento de máquinas de um sistema de elevação com 300 t de capacidade, que integra de um equipamento de perfuração de solos, desenvolvido e produzido pela empresa TTS-Sense, localizada em Kristiansand, Noruega. Este tipo de equipamento é actualmente utilizado na indústria petrolífera na abertura de poços de petróleo e opera em terra. O compartimento de máquinas está dividido em duas secções e cada secção é composta por quatro unidades. Cada unidade é constituída por um motor eléctrico, um trem de engrenagens planetárias, um sistema de travagem e um pinhão. Este conjunto de oito unidades tem como principal função a movimentação do conjunto Dolly e Top Drive através de um sistema de transmissão pinhão-cremalheira durante as operações perfuração e deslocamento de cargas. Tendo em conta que a análise térmica deve incidir nos motores eléctricos e nos trens de engrenagens planetárias, procedeu-se à determinação de todos os valores de potência térmica dissipada para a actividade mais crítica do processo, considerando a energia mecânica dissipada, as velocidades de funcionamento e a duração, bem como a variação cíclica das cargas. São aplicados modelos de previsão de trocas de calor por convecção forçada no interior do compartimento de máquinas e avaliada a sua contribuição para a resolução do problema. Com base na análise térmica feita ao trem de engrenagens, são propostas três soluções para arrefecimento do óleo lubrificante, através do uso de permutadores de calor e são seleccionadas as soluções mais adequadas, para que o limite térmico do óleo não seja ultrapassado. Por fim determina-se a potência de arrefecimento da unidade que produzirá água refrigerada para alimentação dos permutadores de calor.
Descrição: Dissertação de mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/20402
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

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