Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/20428
Título: | Um simulador para apoio à decisão em gestão da manutenção de infra-estruturas ferrovárias | Autor: | Lemos, Pedro Jordão Nogueira de | Orientador: | Silva, Cristóvão | Palavras-chave: | Caminhos de ferro; Gestão de manutenção | Data: | Set-2009 | Citação: | LEMOS, Pedro Jordão Nogueira de - Um simulador para apoio à decisão m Gestão de Manutenção de infra-estruturas ferroviárias. Coimbra:[s.n.],2009. Dissertação de Mestrado | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Um simulador para apoio à decisão m Gestão de Manutenção de infra-estruturas ferroviárias | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | A disponibilidade de dados relativos ao estado da infra-estrutura, que as novas tecnologias provocaram na industria ferroviária de gestão da infra-estrutura, e a evolução das técnicas de simulação podem levar ao desenvolvimento de simuladores como ferramentas de apoio à decisão na gestão da manutenção em caminhos de ferro.
O uso de simuladores pode ser uma importante ferramenta de avaliação para decisões relacionadas com a substituição de tarefas de natureza preventiva por tarefas de natureza preditiva baseadas no estado dos activos, com a consequente diminuição de custos. Os simuladores podem também ser utilizados como ferramenta na avaliação da performance das equipas de manutenção.
O objectivo deste projecto de tese é a criação de um modelo da Linha do Norte, utilizando os activos de sinalização e os recursos das equipas afectas à sua manutenção, através de uma ferramenta comercial de simulação (Simul8), avaliando a sua utilidade como ferramenta para apoio à decisão em Gestão da Manutenção. The availability of data concerning the status quo of the infrastructure assets being collected by railways and the evolution of simulation techniques can lead to the use of simulators as decision support tools in maintenance management. The use of simulators can be an important decision tool when decision making about replacing periodical maintenance tasks by predictive maintenance tasks based on the condition of the asset. It can also be useful in evaluating the results of the different teams that perform maintenance tasks. The objective of this thesis project is to create a model of the Portuguese Northern Line using signalling assets and maintenance teams using a commercial simulation tool (Simul8) and to evaluate the usability of the model as a support decision tool in maintenance management. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/20428 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pedro_Lemos_2007100500_2009_RF.pdf | 3.64 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 50
478
Visto em 24/set/2024
Downloads 50
738
Visto em 24/set/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.