Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21237
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária de Avelar Brotero junto da turma do 10º 2C no ano letivo de 2011/2012 : prevalência da obesidade e a intervenção na educação física : o modelo curricular fitness model e o desenvolvimento da aptidão física utilizando os jogos reduzidos
Authors: Rocha, Rúben Filipe Antunes 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Obesidade
Issue Date: 2012
Abstract: Na salvaguarda conceptual do presente documento é emergente apresentar e elucidar a estrutura do documento e sua relação hierárquica categorizada. Na primeira segmentação poder-se-á verificar a estrutura de ensino, avaliação e intervenção adoptadas no presente ano letivo. Ressalve-se a explicitação das temáticas efetivamente basilares na discriminação da atividade de Professor Estagiário apresentando a concepção de expertise, o tipo de intervenção pedagógica assumida, as características da turma que influenciaram os estilos de ensino utilizados, as estratégias de ação definidas e os conteúdos valorizados como fundamentais para a evolução da turma. Apresenta-se destacada outra situação relacionada com o ensino dos conteúdos da disciplina a uma aluna com deficiência auditiva (i.e. surdez profunda). A segunda segmentação destina-se a apresentar um estudo prático e uma temática aplicada na turma no intuito de desenvolver um aspeto patente na caracterização da turma, a falta de conceito de prática de atividade física. Aludindo ao modelo de ensino do Fitness Education (McConnell, 2005) em congruência com o ensino dos desportos coletivos através do recurso a jogos reduzidos e com a monitorização do esforço nas aulas de Educação Física. Efetivamente, o ensino das modalidades desportivas coletivas considera-se importante, numa fase de aprendizagem, agrupar diferenciadas aplicações da prática fomentando o ensino dos conteúdos técnicos e táticos através do jogo, a introdução de constrangimentos que levem o aluno a concretizar as ações que se pretendem desenvolver verificando a aplicação de tomadas de decisão baseadas em processos inerentes ao jogo formal.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/21237
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RE_Rúben Filipe Antunes Rocha_2010111340.pdf745.29 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

326
checked on Oct 30, 2024

Download(s) 50

458
checked on Oct 30, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.