Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21657
Title: Avaliação psicológica de condutores idosos: validade de testes neurocognitivos no desempenho de condução automóvel
Authors: Ferreira, Inês Isabel Rodrigues Saraiva 
Orientador: Simões, Mário Manuel Rodrigues
Keywords: avaliação psicológica; testes neurocognitivos; adultos idosos; condução automóvel; aptidão psicológica; modelos de previsão; linhas de orientação prática; psychological assessment; neurocognitive tests; older adults; automobile driving; fitness-to-drive; predictive models; guidelines
Issue Date: 8-Feb-2013
Citation: FERREIRA, Inês Isabel Rodrigues Saraiva - Avaliação psicológica de condutores idosos : validade de testes neurocognitivos no desempenho de condução automóvel. Coimbra : [s.n.], 2013. Tese de doutoramento
Project: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH/BD/27255/2006/PT 
Abstract: A avaliação psicológica de condutores idosos constitui um tema atual e de relevância crescente em Saúde Pública. O envelhecimento da população mundial e o aumento previsível do número de condutores idosos com alterações neuropsicológicas associadas à idade ou a condições médicas específicas (como doenças cerebrovasculares e neurodegenerativas) determinam a necessidade de instrumentos e protocolos de avaliação psicológica válidos, que permitam a identificação de condutores com diminuição da capacidade de condução e maior risco de acidente de viação. No âmbito da investigação científica atual, não existe um consenso sobre testes de cariz neuropsicológico indicados para a população de condutores idosos. Em Portugal, não são igualmente conhecidas publicações com dados de investigação teórica ou empírica sobre a validade de protocolos de avaliação e testes psicológicos para condutores. A presente dissertação apresenta investigações orientadas para o exame da validade de protocolos de avaliação e testes neurocognitivos em relação a medidas de desempenho de condução em adultos idosos. Para compreender esta finalidade, foram organizados diversos Estudos quer de âmbito teórico (Estudos I, II e III), quer de natureza empírica (Estudos IV, V, VI e VII). O Estudo I documenta a utilidade de testes neurocognitivos no exame clínico de condutores com doença neurológica e psiquiátrica, e fundamenta a necessidade de articulação de resultados da avaliação médica e da avaliação psicológica para a condução. O Estudo II identifica um conjunto de testes neuropsicológicos com valor preditivo em relação a medidas de desempenho de condução automóvel em adultos idosos, e sinaliza a necessidade de investigações portuguesas neste domínio específico de Avaliação Psicológica. O Estudo III elabora uma recensão crítica sobre a legislação portuguesa mais recente no âmbito da avaliação psicológica de condutores, e procura desenvolver linhas de orientação prática para processos de exame em adultos idosos. No âmbito dos estudos empíricos, o Estudo IV analisa preditores cognitivos de um maior risco de dificuldades de condução auto-reportadas numa amostra de adultos idosos. Os resultados indicam o poder preditivo de testes cognitivos específicos que examinam a atenção visual dividida e o funcionamento executivo, e da variável género, e impulsionam uma análise crítica do valor do auto-relato no âmbito da avaliação de condutores. O Estudo V identifica testes e domínios cognitivos com maior significância na discriminação de dois grupos de resultados numa grelha de observação de comportamentos de condução em contexto real de trânsito. Os condutores idosos com pior desempenho na condução obtiveram resultados significativamente inferiores em testes que examinam, de modo particular, as capacidades visuo-espaciais, a atenção visual dividida, as funções executivas e os tempos de reação complexa, corroborando domínios neurofuncionais que determinam a proficiência de condução automóvel. O Estudo VI investiga a validade preditiva da versão portuguesa do ACE-R e, secundariamente, indicadores de fiabilidade da grelha de observação de comportamentos de condução. A cotação ACE–R evidenciou uma eficiência classificatória superior à cotação MMSE, em particular na deteção de condutores inaptos, sugerindo o valor potencial de um instrumento breve de avaliação cognitiva em processos de exame de aptidão para a condução em idosos. Adicionalmente, o estudo relativo ao acordo entre-observadores da grelha de condução indicou valores de fiabilidade elevada e sugere a utilidade de inclusão deste instrumento nos protocolos de avaliação que incorporem um exame de condução real. O Estudo VII analisa a validade preditiva de um conjunto de testes cognitivos e psicomotores em relação ao desempenho de condução real. Os testes de tempos de reação de escolha e complexa constituíram os preditores significativos numa bateria informatizada de uso corrente em Portugal em avaliação psicológica de condutores idosos. Adicionalmente, provas específicas que examinam a atenção visual dividida, as capacidades visuo-espaciais e o funcionamento executivo demonstraram valor específico e incremental em relação aos testes de tempos de reação. Os resultados permitiram identificar a utilidade de testes neurocognitivos na previsão do desempenho de condução em adultos idosos, e a necessidade de aperfeiçoar a metodologia de avaliação psicológica de condutores em Portugal.
The psychological assessment of older drivers is a current area of growing relevance in Public Health. The aging of the world population and the expected increase of the number of older drivers with neuropsychological deficits related with aging or specific medical conditions (such as cerebrovascular and neurodegenerative diseases) determine the need for instruments and valid psychological assessment protocols which allow the identification of drivers with impairment of driving capacity and greater risk of road accident. In the context of the current scientific research, there is no consensus of which neuropsychological tests are indicated for the older driver population. In Portugal, there are no known papers with empirical data about the validity of assessment protocols and psychological tests for drivers. The present dissertation presents investigations oriented to the analysis of the validity of assessment protocols and neurocognitive tests in relation to measures of driving performance in older adults. To comprise this purpose have been organized several Studies either at a theoretical level (Studies I, II and III), either of an empirical nature (Studies IV, V, VI and VII). The Study I documents the utility of neurocognitive tests in the clinical examination of drivers with neurological and psychiatric disease, and supports the need for an articulation of results of the medical assessment and psychological assessment for driving. The Study II identifies a set of neuropsychological tests with predictive value in relation to measures of driving performance in older adults, and highlights the need for Portuguese investigations in this specific field of Psychological Assessment. The Study III prepares a critical review about the more recent Portuguese legislation within the psychological assessment of drivers, and seeks to develop guidelines for the examination of older adults. In the context of the empirical studies, the Study IV analyzes the cognitive predictors of a higher risk of self-reported driving difficulties in a sample of older adults. The results showed the predictive power of specific cognitive tests examining the divided attention and executive functioning, and the variable gender, and promoted a critical analysis of the value of self-report in the assessment of drivers. The Study V identifies tests and cognitive domains with a greater significance in the discrimination of results in a driving behaviours observation grid in a real-world context. The older drivers with worse performance in driving obtained significant lower results in tests examining, particularly, the visuospatial abilities, divided attention, executive functions and complex reaction time, supporting the neurocognitive domains that are determinant to the driving performance. The Study VI investigates the predictive validity of the Portuguese version of the ACE-R and, secondarily, the indicators of reliability of the driving behaviours observation grid. The ACE-R score showed higher classification accuracy compared to the MMSE score, particularly for detecting unsafe drivers, suggesting the potential value of a brief cognitive test in the fitness to drive assessment of older drivers. In addition, the interrater reliability study of the observation grid highlighted the utility of this instrument in the assessment protocols comprising an on-road driving assessment. The Study VII analyzes the predictive validly of a set of cognitive and psychomotor test in relation to on-road driving performance. The choice and complex reaction time tests were the significant predictors of a computerized battery that is currently administered in Portugal for the psychological assessment of older drivers. In addition, specific measures of divided attention, visuospatial abilities and executive functions showed a specific and incremental value in relation to the reaction time tests. The results highlight the utility of neurocognitive tests to predict driving performance in older adults, and the need to improve the methodology of psychological assessment of drivers in Portugal.
Description: Tese de doutoramento em Psicologia, na especialidade de Avaliação Psicológica, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/21657
Rights: openAccess
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