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https://hdl.handle.net/10316/22527
Título: | Efeitos de um programa de preparação psicológica para o internamento na redução dos níveis de ansiedade em adolescentes hospitalizados :tendo em conta a vinculação e a autoeficácia | Autor: | Carvalho, Maria Dulce Ramos | Orientador: | Machado, Teresa Sousa Silva, José Manuel Tomás da |
Palavras-chave: | Adolescente hospitalizado | Data: | 5-Set-2012 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Efeitos de um programa de preparação psicológica para o internamento na redução dos níveis de ansiedade em adolescentes hospitalizados : tendo em conta a vinculação e a autoeficácia | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | As crianças/ adolescentes (e os pais) que recorrem ao hospital para cirurgia, tratamentos, exames ou em situações de urgência, trazem consigo um universo de dúvidas e apreensão, dificultadores da sua participação no processo de cuidados.
Considerando a Psicologia e a sua importância na relação custo-efetividade dos cuidados de saúde, construímos um Programa de Preparação Psicológica para o Internamento (PPPI) e testámos o seu efeito nos níveis de ansiedade dos adolescentes hospitalizados, controlando ainda o efeito das variáveis vinculação e autoeficácia dos sujeitos.
Foi realizado um estudo quasi-experimental com uma amostra de 60 crianças/ adolescentes dos 10 aos 18 anos de idade, internadas num serviço de Pediatria. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente por dois grupos de 30 participantes com caraterísticas semelhantes. Ao grupo experimental foi aplicado o PPPI e ao grupo de controlo, o procedimento padrão da unidade.
Numa primeira fase analisámos a correlação entre as variáveis (Ansiedade, Vinculação e Autoeficácia), calculando o coeficiente de correlação de Pearson. Para responder à questão de investigação utilizámos o teste de análise de Covariância (ANCOVA) de forma a poder analisar o efeito do PPPI na redução dos níveis de ansiedade. Analisámos também as diferenças entre os grupos (teste t para amostras independentes) relativamente à satisfação geral com o internamento, com a informação recebida e as expetativas sobre a qualidade global do serviço.
Concluímos que o grupo experimental, sujeito à intervenção psicoeducativa (PPPI), evidenciou níveis de ansiedade inferiores ao grupo de controlo, sendo as diferenças estatisticamente significativas, pelo que podemos considerar o PPPI como boa prática de cuidados. Children/ adolescents (and their parents) who use the hospital for surgery, treatments, exams, or emergency situations, bring a universe of doubt and apprehension, hindering their participation in the care process. Considering Psychology and its importance in cost-effectiveness of health care, we build a Psychological Preparation Program for Hospitalization (PPPH) and test the effect on anxiety levels of hospitalized adolescents, controlling variables has the effect of attachment and self-efficacy. We conducted a quasi-experimental study with a sample of 60 children/ adolescents from 10 to 18 years old, admitted in a pediatric ward. Participants were randomly assigned in two groups of 30 subjects with similar characteristics. The experimental group was submitted to the PPPH and the control group was submitted to standard procedure. Initially we performed the Pearson’s correlation between variables (Anxiety, Attachment and Self-efficacy). To answer the research question we used the analysis of covariance (ANCOVA) in order to analyse the effect of PPPH in reducing levels of anxiety. We analysed further the differences between the groups (independent sample t test) in relation to overall satisfaction with the hospital, with the received information and expectancies about the overall quality of service. We conclude that the experimental group, submitted to the psycho-educational intervention (PPPH), showed lower anxiety levels comparing with the control group, with differences being statistically significant. So, we can consider the PPPH as a good care practice. Les enfants/ adolescents (et les parents) qui se dirigent à l'hôpital pour une chirurgie, traitements, examens ou situations d'urgence, apportent avec aux un univers de doutes et d'appréhension, ce qui entrave tout le processus de soins. Etant donné les études de Psychologie qui traduisent l’effet néfaste de l’anxiété/peur des procédures médicales et son rôle dans le coût-efficacité des soins de santé, nous avons construit un Programme visant la Préparation/accueil des enfants/adolescents à l’internement à l’Hôpital Pédiatrique et nous avons étudié les effets au niveau de l’anxiété, chez des adolescents hospitalisés, tenant en compte des variables comme l’attachement et l'auto-efficacité. Nous avons mené une étude quasi-expérimentale avec 60 enfants/ adolescents âgées de 10 à 18 ans, hospitalisés dans un service pédiatrique. Les participants ont été assignés de façon aléatoire en deux groupes de 30 sujets chacun (présentant des caractéristiques similaires). On a appliqué le PPPI au groupe expérimental et au groupe contrôle, on a appliqué la procédure standard. Dans un premier moment, nous avons examiné la corrélation de Pearson entre les variables (Anxiété, Attachement et Auto-efficacité). Pour répondre à la question d’investigation, on a utilisé l'analyse de covariance (ANCOVA) afin d'analyser l'effet du PPPI dans la réduction des niveaux d'anxiété. Nous avons examiné les différences entre les groupes (test t pour échantillons indépendants) par rapport à la satisfaction globale à l’internement à l'hôpital, les informations reçues et les attentes concernant la qualité globale du service. Les résultats suggèrent que le groupe expérimental, soumis à l’intervention psycho-éducative (PPPI), a montré des niveaux inférieurs d'anxiété que le groupe de contrôle dans les procédures médicales, les différences étant statistiquement significatives. En tenant compte les résultats obtenus, nous considérons le PPPI en tant que comme une pratique ayant de bons résultats au niveau des soins médicaux. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia do Desenvolvimento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/22527 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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tese Dulce C. - PPPI.pdf | 1.57 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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