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https://hdl.handle.net/10316/22586
Title: | Textos literários e-ou utilitários : opções de docentes do ensino básico | Authors: | Delgado, Cátia Patrícia Nunes | Orientador: | Damião, Maria Helena Lopes | Keywords: | Textos literários; Orientações curriculares; Ensino básico | Issue Date: | 25-Sep-2012 | Serial title, monograph or event: | Textos literários e-ou utilitários: opções de docentes do ensino básico | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | Este trabalho centra-se no estudo de perspetivas teóricas e de orientações tutela-res, a par da opinião dos docentes, no que diz respeito aos tipos de textos – utilitários e/ou literários – a integrar nas aulas de Português do 4.º ano do Ensino Básico.
Partindo de teorizações defensoras de ambas as tipologias, procurámos perceber o sentido e a eficácia da sua inclusão na exploração de diversas temáticas previstas nos documentos curriculares, com particular ênfase para o corpus textual que sugerem. Em termos empíricos, recolhemos depoimentos de docentes de escolas públicas e privadas, de modo a percebermos o pendor das suas escolhas, no que toca à fonte e autoria dos textos a que recorrem. No quadro de uma metodologia exploratória com recurso a um questionário semi-estruturado, em termos de resultados foi possível apurar que, os pro-fessores, independentemente de serem do ensino público ou privado, tendem a preferir textos literários (em poesia ou em prosa) de autores consagrados This work focuses on the study of theoretical perspectives and curriculum guide-lines, alongside the teachers' opinion, regarding the types of texts – utilities and/or liter-ary – to integrate in Portuguese classes at 4. grade of basic education. Starting from theorizing defenders both typologies, we sought to understand the meaning and effectiveness of their inclusion in exploring various themes provided in curriculum documents, with particular emphasis to the corpus they suggest. Empirical-ly, we gathered testimonials from teachers of public and private schools, to perceive the tendency of their choices, with regard to source and authorship of the texts they use. In an exploratory methodology using a semi-structured questionnaire, in terms of results it was found that, teachers, whether in public or private education, tend to prefer literary texts (poetry or prose) of acclaimed authors with their justifications centered at the ap-propriateness to the content to teach. |
Description: | Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/22586 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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