Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/23416
Title: | "CRECHEndo" com qualidade : construção de um instrumento de avaliação das práticas educativas em creche | Authors: | Carvalho, Cindy Mutschen | Orientador: | Almeida, Ana Cristina Ferreira de | Keywords: | Creches; Prática pedagógica, avaliação | Issue Date: | 2012 | metadata.degois.publication.title: | "CRECHEndo" com qualidade|h[Documento electrónico] :|bconstrução de um instrumento de avaliação das práticas educativas em creche | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | Face à falta de orientações claras que definam práticas pedagógicas adequadas para
instituições que acolhem crianças dos 0 aos 3 anos, impera uma grande necessidade
de criar linhas de orientação funcionais que permitam aos educadores de infância
portugueses monitorizar e aperfeiçoar as suas práticas. Nessa linha de pensamento,
tendo como base o Sistema de Acompanhamento de Crianças para o pré-escolar
(SAC; Portugal & Laevers, 2010), adaptou-se e desenvolveu-se um instrumento
composto por um conjunto de fichas de carácter geral e particular, ou seja, algumas
orientadas para a avaliação do grupo, outras para os aspetos individuais de cada
criança, que assume uma proposta de avaliação processual, ao longo do ano, e que
serve de ponto de partida para a observação, a reflexão e a planificação curricular. O
quadro conceptual deste instrumento é, por um lado, a educação experiencial, que
preconiza o enfoque na experiência interna das crianças (tendo em conta o seu bemestar
emocional e implicação) e, por outro lado, o currículo High/Scope, que fornece
linhas orientadoras que enquadram o conteúdo das primeiras aprendizagens e do
desenvolvimento de bebés e crianças pequenas através de experiências-chave (Post
& Hohmann, 2003). A proposta de instrumento resultou de um trabalho de validação
apoiado pela observação naturalista de grupos de creche, análise comparada de
instrumentos e modelos já existentes, consulta de especialistas e discussão em
contexto de focus group. Given the lack of clear guidelines that define appropriate pedagogical practices for institutions receiving children from 0 to 3 years, there is great need to establish guidelines to help Portuguese early childhood teachers to monitor and improve their practices. In this line of reasoning, we based on the Children Tracking System for pre-school (Sistema de Acompanhamento de Crianças - SAC; Portugal & Laevers, 2010), to adapt and develop an instrument composed by a set of general and particular forms, i.e. some aimed at group evaluations, others focused on the individual, which suggests a continuous evaluation procedure, throughout the year, and serves as a starting point for observation, reflection and curriculum planning. The conceptual framework of this instrument is on one hand, experiential education, which advocates a focus on internal experience of the children (taking into account their emotional well-being and involvement) and on the other hand, the High/Scope curriculum, which provides guidelines that frame the content of early learning and development of infants and young children through key experiences (Post & Hohmann, 2003). The validation work of the proposed instrument was supported by the naturalistic observation of infant daycare groups, comparative analysis of existing |
Description: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/23416 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE - versão final.pdf | 1.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 5
2,214
checked on Oct 29, 2024
Download(s) 10
2,423
checked on Oct 29, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.