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Título: Regulação das emoções, padrões adaptativos de aprendizagem & satisfação com a vida: Estudo de Tradução e Validação do Regulation of Emotion Questionnaire 2 para a população portuguesa
Autor: Pardal, Ana Cristina Ribeiro 
Orientador: Machado, Teresa Sousa
Palavras-chave: Regulação das emoções; Satisfação com a vida
Data: 2012
Título da revista, periódico, livro ou evento: Regulação das emoções, padrões adaptativos de aprendizagem & satisfação com a vida: Estudo de Tradução e Validação do Regulation of Emotion Questionnaire 2 para a população portuguesa
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Esta dissertação teve como principal objetivo traduzir e validar, para adolescentes portugueses, o Regulation of Emotion Questionnaire 2 (Phillips e Power, 2007), um instrumento que avalia a frequência com que os jovens usam estratégias funcionais e disfuncionais de regulação das emoções. O segundo objetivo é analisar a relação entre a perceção da regulação das emoções, a perceção de auto-eficácia académica e de estratégias de auto-justificação do insucesso (avaliadas pela Escala dos Padrões Adaptativos de Aprendizagem (Paixão e Santos, 2007)), e a satisfação com a vida (avaliada pela Escala de Satisfação com a Vida (Simões, 1992)). Para tal, num primeiro momento, efetuou-se um estudo exploratório de adaptação e análise das caraterísticas psicométricas do Regulation of Emotion Questionnaire 2 numa amostra de 241 adolescentes (45.6% rapazes e 53.9% raparigas) com idades entre os 12 e os 15anos. Os resultados obtidos na versão portuguesa que apresentamos evidenciaram propriedades psicométricas satisfatórias, comparáveis com a escala original. A análise fatorial confirmatória replicou a estrutura interna, constituída por quatro fatores relativos à funcionalidade (interna e externa) e disfuncionalidade (interna e externa) de regulação das emoções, que explicam 48.7% da variância total. Num segundo momento, procedeu-se aos estudos correlacionais, verificando-se que valores superiores nas estratégias funcionais de regulação emocional relacionam-se com uma maior perceção de auto-eficácia académica e uma maior satisfação com a vida, enquanto valores superiores nas estratégias disfuncionais se relacionam com a adoção de estratégias de auto-justificação do insucesso e menor satisfação com a vida. A influência do sexo e idade na utilização de estratégias regulatórias das emoções sugerem que as raparigas utilizam mais estratégias funcionais de regulação das emoções e que os adolescentes mais velhos adotam mais estratégias disfuncionais de regulação emocional. Por fim, a análise das relações de predição apontam para resultados pouco significativos.
This paper had as main goal to translate and validate, for Portuguese teenagers, the Regulation of Emotion Questionnaire 2 (Phllips and Power, 2007) an instrument that assesses the frequency with which young people use functional and dysfunctional strategies of emotion regulation. The second goal is to analyse the relations between the awareness of regulating emotions, the perception of academic self-efficacy and selfjustification strategies of failure (assessed by the Scale Patterns of Adaptive Learning (Paixão & Santos, 2007)) and the satisfaction with life (assessed by the Scale of Life Satisfaction (Simões, 1992)) . In order to accomplish these goals, at first, it was made an exploratory study of adjustment and analysis of the psychometric characteristics of the Regulation of Emotion Questionnaire 2 in a sample of 241 adolescents (45.6% boys and 53.9% girls), aged between 12 and 15 years. The results obtained in the Portuguese version showed satisfactory psychometric properties, comparable to the original scale. The confirmatory factor analysis replicated the internal structure of four factors relating to functionality (internal and external) and dysfunctionality (internal and external) of regulation of emotions, what explain 48.7% of the total variance. In a second moment, correlational studies were made, noting that higher scores in functional strategies of emotional regulation relate to a greater awareness of academic self-efficacy and greater satisfaction with life, while higher values in the dysfunctional strategies relate to the adoption of strategies for self-justification of failure and less satisfaction with life. The influence of sex and age on the use of regulatory strategies of emotions suggests that girls reported more frequent use of functional emotion regulation strategies, and older adolescents reported more frequent use dysfunctional emotion regulation strategies. Finally, the analysis of predicting relations pointed out negligible results.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia do Desenvolvimento, apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/23430
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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