Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/23714
Título: Formação Parental em contexto escolar: Promoção da construção de pontes entre escola e família
Autor: Simões, Maria da Graça Rolo dos Santos 
Orientador: Gaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca
Palavras-chave: Formação Parental; Contexto escolar
Data: 23-Jan-2014
Citação: SIMÕES, Maria da Graça Rolo dos Santos - Formação parental em contexto escolar : promoção da construção de pontes entre escola e família. Coimbra : [s.n.], 2013. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/23714
Resumo: A Formação Parental enquanto forma de intervenção socioeducativa tem sido alvo de um interesse crescente, quer a nível internacional, quer no nosso país. As profundas mudanças ocorridas na estrutura social, familiar e na escola, são fatores que têm vindo a promover o desenvolvimento de iniciativas de intervenção neste domínio. A consciência dos desafios que acarreta o desempenho das funções parentais nos dias de hoje tem sido um estímulo na busca de respostas e apoio aos intervenientes neste difícil processo de educar. Também o contributo teórico da Psicologia, nomeadamente nas áreas de estudo sobre a Formação Parental, a família, os estilos parentais, o envolvimento parental, e a sua relevância para o desenvolvimento e equilíbrio infanto-juvenil, bem como para o sucesso escolar, tem vindo e estimular o crescente investimento nesta área de intervenção. O presente estudo teve por objetivo valorizar o papel da Formação Parental enquanto ponte entre as instituições família e escola, promovendo mais sucesso escolar, e ainda, implementar, e divulgar os programas de Formação Parental, designados Pais Mais Vezes e Parentalidade Sábia. Estes programas foram implementados em contexto escolar, especificamente, e visam principalmente contribuir para o maior envolvimento parental no processo ensino aprendizagem, a promoção do bem-estar das famílias, a prevenção de comportamentos de risco e a promoção do sucesso escolar. Trata-se de um trabalho exploratório que visa a reflexão sobre a implementação de Formação Parental com caráter regular em contexto escolar e o estímulo para futuras intervenções e investigações nesta área.
Parental Training as a form of social intervention has been the target of a growing interest, both internationally and in our country. The deep changes in social and family structure and in schools, are factors that have been promoting the development of intervention initiatives in this area. The awareness of the challenges that cause the performance of parenting functions today has been a stimulus in the search for answers and support for those involved in the difficult process of educating. Also the theoretical contribution of psychology, particularly in the areas of study about parental education, family, parenting styles, parental involvement and its relevance to the development and balance of young people as well as for school success, has been encouraging the increasing investment in this area of intervention. This study aimed to enhance the role of parental education as a way of building bridges between the two institutions, school and family, promoting greater academic success, and, implementing and disseminating two parental programs Pais Mais Vezes and Parentalidade Sábia. These programmes have been implemented in schools, specifically, and are aimed mainly to contribute to greater parental involvement in the learning process, promote the well-being of families, prevent risky behaviours and promote school success. This is an exploratory work that aims reflection on the implementation of parental training with regular character in the school context and a stimulus for future interventions and research in this area.
Descrição: Tese de doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Psicologia da Educação, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/23714
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tese_Doutoramento_Graça Simões.pdf4.67 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 5

1.616
Visto em 29/out/2024

Downloads 5

3.530
Visto em 29/out/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.