Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/24022
Título: | Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã junto da turma do 9º C no ano letivo de 2012/2013 : importância da abordagem do judo na escola | Autor: | Miguel, Carolina Isabel Hayes Mendonça Alves | Orientador: | Fachada, Miguel | Palavras-chave: | Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica | Data: | 2013 | Resumo: | O Judo apresenta além das questões técnicas e desportivas, conceitos morais, éticos, filosóficos, de solidariedade, superação, disciplina e respeito. Estes possibilitam ao aluno o enriquecimento do seu processo de formação como futuro cidadão. É neste contexto que o Judo se apresenta como um importante meio pedagógico para as aulas de Educação Física. Apesar do seu enorme valor, muitos são os professores que não o abordam, dando como principal razão o desconhecimento dos conteúdos, apesar da sua formação superior que os habilita a transformar em conhecimento pedagógico, o conhecimento específico de qualquer matéria de ensino. O Judo é passível de ser abordado nas aulas de Educação Física sem grandes recursos materiais ou espaciais e pode ser lecionado desde o pré-escolar. O ensino do Judo deve respeitar uma progressão pedagógica, partindo dos fundamentos básicos da modalidade até chegar às situações globais de combate, tendo sempre em atenção a faixa etária em foco. | Descrição: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/24022 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rel_Estg2013_Carolina_Miguel.pdf | 889.53 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
330
Visto em 30/out/2024
Downloads 50
470
Visto em 30/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.