Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/24058
Título: | Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2 de S. Silvestre junto da turma do 9º B no ano letivo de 2012/2013 : estudo da evolução da flexibilidade nas aulas de educação física | Autor: | Craveiro, João Carlos Gomes | Orientador: | Vaz, Vasco | Palavras-chave: | Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica | Data: | 2013 | Resumo: | O Estágio Pedagógico em Educação Física apresenta-se como o culminar de uma etapa na formação académica, inserida no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, tendo como suporte pedagógico a intervenção na Escola Básica Nº2 de S. Silvestre, numa turma do 9º ano. Sendo possível colocar em prática os conhecimentos teóricos até então adquiridos, é chegado o momento de analisar, ponderar e refletir sobre a prática pedagógica. De facto, o estágio é a oportunidade maior de aprimoramento do futuro profissional da educação, é, sem dúvida, um ano de experimentação, de pesquisa e de reflexão. Desta forma, há necessidade de relatar sobre as experiências adquiridas, por isso surge a elaboração do Relatório de Estágio, como mais um elemento de avaliação. Tendo por base a intervenção pedagógica, ao longo do ano foram realizadas tarefas de contextualização da prática, reforçando toda a organização do processo de ensinoaprendizagem, nas suas três fases de ação – planeamento, realização e avaliação. O estudo incessante, aliado a uma pesquisa permanente foram responsáveis pela aquisição de saberes inovadores à minha ação educativa. Desta forma, não podemos descorar a necessidade de reflexão da prática pedagógica, onde o professor analisa a sua intervenção, as dificuldades sentidas, a atitude éticoprofissional e aborda as conclusões face à formação inicial. Tendo como pressuposto a inovação e a criatividade pedagógicas, procurei fazer um estudo baseado na evolução da flexibilidade ao longo dos três períodos letivos nas aulas de Educação Física, através do teste Sit and Reach, pertencente à bateria de testes do FitnessGram. A amostra foi constituída por 40 alunos do 9º ano, 19 do sexo feminino e 21 do sexo masculino, com uma média de idades igual a 14,8 e desvio padrão 0,7, sendo que 50% praticam atividade física e outros 50% não praticam. Foi possível comprovar uma evolução da performance entre os três momentos de avaliação, independentemente da prática desportiva e do sexo. | Descrição: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/24058 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rel_Estg1213_João_Craveiro.pdf | 843.98 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
265
Visto em 29/out/2024
Downloads
194
Visto em 29/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.