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https://hdl.handle.net/10316/25684
Título: | A influência da perceção da vinculação aos pais no uso de estratégias de regulação emocional em adolescentes | Autor: | Duarte, Mariana Sofia Lourenço | Orientador: | Machado, Teresa Sousa | Palavras-chave: | Vinculação parental; Regulação das emoções | Data: | 2014 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | A influência da perceção da vinculação aos pais no uso de estratégias de regulação emocional em adolescentes | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | A vinculação é um dos fatores inerentes ao desenvolvimento
humano, inicia-se na infância e prolonga-se ao longo do ciclo vital. A
regulação das emoções representa uma habilidade fundamental para a
interação social, influenciando o comportamento e a expressão emocional. É
esperado que a qualidade da vinculação esteja relacionada com uso de
estratégias de regulação emocional e neste sentido, procurámos verificar a
influência da vinculação parental no uso de estratégias de regulação
emocional em adolescentes.
No presente estudo foram utilizados dois questionários, a Escala de
Vinculação aos Pai IPPA- R (Machado & Figueiredo, 2008) e o
Questionário de Regulação das Emoções- REQ- 2 (Machado & Pardal,
2012) numa amostra constituída por 185 adolescentes (58.9% raparigas e
41.1% rapazes) com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos
(M=13.00; DP=0.808). Procedeu-se aos estudos correlacionais, verificandose
que valores superiores de vinculação segura (Comunicação e
Proximidade e Confiança mútua e Compreensão) relacionam-se com uma
maior utilização de estratégias funcionais, enquanto valores superiores de
vinculação insegura (Afastamento e Rejeição) relacionam-se com a adoção
de estratégias disfuncionais de regulação emocional. As raparigas pontuam
mais alto que os rapazes na dimensão Afastamento e Rejeição, já na idade
revelou-se não existirem diferenças significativas. A influência do género e
idade na utilização de estratégias de regulação das emoções sugerem que as
raparigas utilizam mais estratégias disfuncionais de regulação das emoções e
que os adolescentes mais velhos adotam mais estratégias disfuncionais de
regulação emocional. Por fim, a análise das relações de predição apontam
para resultados significativos mostrando que a vinculação insegura é
preditora do uso de estratégias disfuncionais pelos adolescentes. The Attachment is one of the inherent factors of the human development, which begins in childhood and extends through the vital cycle. The emotion regulation represents a fundamental ability for the social interaction, influencing the emotional behaviour and expression. It is expected that the attachment quality is related to the use of emotional regulation strategies. Therefore, we aimed to verify the influence of parental attachment on the use of emotional regulation strategies in adolescents. In the current study two questionnaires have been used, the Inventory of Parents Attachment IPPA- R (Machado & Figueiredo, 2008) and Regulation of Emotion Questionnaire 2- REQ- 2 (Machado & Pardal, 2012) in a sample constituted of 185 adolescents (58,9% girls and 41,1% boys) with ages between 12 to 15 years (M=13.00; DP=0.808). Correlational studies have been carried out and it was verified that superior values of secure attachment (Communication and Proximity and Mutual Trust and Comprehension) are related to a major functional strategies use, while superior values of insecure attachment (Estrangement and Rejection) are related to adoption of emotional regulation dysfunctional strategies. Girls have higher scores than boys in Estrangement and Rejection and there are no significant differences regarding the age. The genre and age influence on the use of emotional regulation strategies suggests that girls and older adolescents use more dysfunctional strategies of emotional regulation. Finally, the prediction relations analysis evidences significant results indicating that insecure attachment is predictive regarding the use of dysfunctional strategies in adolescents. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/25684 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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