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https://hdl.handle.net/10316/26205
Title: | Estudo do desenvolvimento da representação espacial em crianças com PHDA através de um jogo interactivo (Base Alpha) | Authors: | Galrão, Tânia Nazaré Alves | Orientador: | Morgado, Luísa Maria de Almeida Albuquerquei, Maria Cristina Petrucci Almeida |
Keywords: | Teoria piagetiana; Jogos interactivos | Issue Date: | 2009 | metadata.degois.publication.title: | Estudo do desenvolvimento da representação espacial em crianças com PHDA através de um jogo interactivo (Base Alpha) | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | O presente trabalho pretende contribuir para a análise da representação
espacial num grupo de crianças com Perturbação de Hiperactividade e
Défice de Atenção (PHDA). A autora recorre à teoria piagetiana e à versão
informática de uma das provas operatórias: o jogo Base Alpha. Após a
comparação do desempenho entre o grupo experimental (22 crianças dos 8
aos 14 anos) e o grupo de controlo (18 crianças dos 8 aos 12 anos), verificase
que o primeiro não demonstra dificuldades significativas no que respeita
às noções envolvidas na representação espacial. Apesar do instrumento não
se apresentar fiável na discriminação de ambos os grupos, os resultados
incentivam ao uso do computador como ferramenta de ensino-aprendizagem,
assim como indiciam o benefício da substância Metilfenidato para mediatizar
tal processo. This work aims to contribute to the analysis of spatial representation in a group of children with Attention Deficit and Hyperactivity Disorder (ADHD). The author uses the Piagetian theory and the digital version of a operatory task: the game Base Alpha. Comparing the performance between the experimental group (22 children from 8 to 14 years) and the control group (18 children from 8 to 12 years), it appears that the first does not show significant difficulties as regards the concepts involved in representing space. Although the instrument is not reliable in the discrimination of both groups, the results encourage the use of the computer as a tool for teaching and learning, and show the benefit of the substance Methylphenidate in the mediation of this process. |
Description: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/26205 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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