Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/26211
Title: | O envolvimento parental como factor promotor de sucesso escolar | Authors: | Marques, Jael Miriam Brito | Orientador: | Pereira, Marcelino | Keywords: | Envolvimento dos pais; Sucesso escolar | Issue Date: | 2011 | metadata.degois.publication.title: | O envolvimento parental como factor promotor de sucesso escolar | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | O conceito de envolvimento de parental no processo educativo
realizado em contexto escolar é, normalmente, utilizado para referir as
actividades relacionadas com as tarefas de aprendizagem realizadas
em casa e a comunicação entre a escola e a família.
A relação positiva entre envolvimento parental na escola e
desempenho académico é sobejamente conhecida, uma vez que
existem diversos estudos que têm evidenciado que os alunos cujos
pais se envolvem mais na sua escolaridade obtêm mais sucesso,
independentemente dos seus recursos materiais ou culturais. No
entanto, alguns autores, apesar de reconhecerem essa relação,
contestam que ela seja um indicador inequívoco, pois encontrar uma
correlação não nos permite afirmar que existe uma relação causaefeito.
Os principais objectivos desta tese são: analisar a relação entre o
grau de envolvimento parental e o rendimento académico; analisar a
relação entre o grau de envolvimento parental e um conjunto de
variáveis sociodemográficas, tais como nível socioeconómico e grau
de escolaridade dos encarregados de educação; analisar a
convergência, no que se reporta ao envolvimento parental, entre a
informação fornecida pelos pais e a informação fornecida pelos
professores.
Os resultados mostram que não existe correlação entre o
envolvimento parental e o sucesso escolar dos alunos; os pais de nível
socioeconómico médio apresentam resultados superiores ao nível
socioeconómico elevado, no que se reporta ao envolvimento parental;
existem diferenças estatisticamente significativas em relação ao grau
de escolaridade dos pais, pois os que frequentaram o ensino superior
revelam valores superiores; existe uma pequena convergência entre a
informação facultada pelos pais e pelos directores de turma. The concept of involvement of families in the educational process is usually used to describe the activities related to communication between school and home and the help in the learning activities carried out at home. The positive relationship between parental involvement in school and academic success is well known, since there are several studies that have shown that students whose parents are more involved in their schooling are more successful, regardless of their material and cultural resources. However, some authors, while acknowledging this relationship, contend that it is a clear indicator as to find a correlation does not allow us to say that there is a causeeffect relationship. The main goals of this study are: analyze the relationship between the degree of parental involvement and academic performance; analyze the relationship between the degree of parental involvement and a set of sociodemographic variables, such as socioeconomic status and educational level of parents; analyze if there is a convergence between the information provided by the teachers and the information provided by parents. The results show that there is no correlation between parental involvement and academic success of students; the parents of middle socioeconomic status have higher results than high socioeconomic level; there are significant differences in the degree of education of parents, because those who attended higher education show higher values; there is a little convergence between the information provided by parents and by the teachers. |
Description: | Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/26211 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O envolvimento parental como factor promotor de sucesso escolar.pdf | 285.59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 5
1,921
checked on Oct 29, 2024
Download(s) 50
1,404
checked on Oct 29, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.