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https://hdl.handle.net/10316/26605
Título: | Jovens licenciados nos trilhos da precariedade | Autor: | Almeida, Inês Pina de | Orientador: | Hespanha, Pedro | Palavras-chave: | Mercado de trabalho; Precariedade; Juventude; Jovens licenciados | Data: | 28-Jul-2014 | Editora: | FEUC | Citação: | Almeida, Inês Pina de - Jovens licenciados nos trilhos da precariedade, Coimbra, 2014. | Resumo: | A Europa e em especial os países do sul do velho continente têm atravessado uma forte crise económica, financeira e social. As empresas lidam com a concorrência, com os efeitos da globalização o que determina novas adaptações por parte destas. Entre as novas formas de adaptação está a redução de custos. Elevadas taxas de desemprego fazem-se sentir por todos os setores etários. Porém os mais jovens têm sentido elevadas dificuldades na obtenção do emprego, o conceito de trabalho para toda a vida, tem-se esbatido num quotidiano instável e com pouca segurança. Hoje assistimos a novas formas de empregabilidades que se esbatem nos meandros da flexibilidade e nas entrelinhas da precariedade. O termo precariedade laboral ainda se afirma no seio da comunidade científica como um conceito complexo de onde se tecem várias considerações. Todavia, estas análises apresentam um aspeto comum: quer na análise jurídica, quer na análise sociológica, o fenómeno da precariedade surge como antitético da ideia de estabilidade ou da segurança no emprego. Estando a precariedade a avançar de forma galopante este trabalho visa perceber como este fenómeno tem afetado a inserção dos jovens licenciados no mercado de trabalho privilegiando uma análise qualitativa, sendo a recolha de dados realizada através de entrevistas semiestruturadas A análise das entrevistas foi feita sob os princípios da análise de conteúdo. Os resultados dão conta de uma experiência multifacetada da precariedade o que deve ser alvo de uma reflexão. | Descrição: | Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentado à Faculdade de Economia e à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Hespanha. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/26605 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FEUC- Teses de Mestrado |
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