Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/27369
Title: | Da democratização do ensino da Filosofia ao ensino do conceito de Democracia em Filosofia - A Democracia Ateniense - Uma Proposta de Programa | Authors: | Almeida, Maria Inês de | Orientador: | Umbelino, Luís António | Keywords: | Ensino da Filosofia; Conceito de Democracia | Issue Date: | 21-Oct-2014 | Abstract: | O relatório em questão, intitulado “Da democratização do ensino da Filosofia ao ensino do conceito de Democracia em Filosofia” faz parte da Unidade Curricular Estágio/Relatório do Curso de 2º Ciclo – Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O objectivo deste relatório é duplo: por um lado, colocaremos em evidência a ausência no Programa de Filosofia da temática da democracia ateniense, por outro, sugeriremos uma Proposta de Programa que vise colmatar, do ponto de vista didáctico, científico e pedagógico a lacuna observada. Dividiremos, então, este relatório em três partes: a primeira corresponderá a uma breve reflexão científica sobre a formação filosófica e a extensão da filosofia a todos os níveis do ensino secundário como um gesto democrático; a segunda parte corresponderá à Proposta de Programa para o ensino da temática sobre A Democracia Ateniense; e na terceira parte ensaiaremos uma didactização da temática em questão. Finalmente, em conclusão colocaremos em evidência aspectos fundamentais encontrados durante a Prática Pedagógica Supervisionada fazendo o balanço final. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/27369 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FLUC Secção de Filosofia - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório Final de Estágio em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário.pdf | 12.52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
708
checked on Nov 5, 2024
Download(s)
579
checked on Nov 5, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.