Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/27569
Title: | A produção oral na aula de LE: atividades de motivação | Authors: | Santos, Ana Margarida | Orientador: | Luís, Ana R. Aznar, María Luísa |
Keywords: | Produção Oral; Motivação | Issue Date: | 24-Oct-2014 | Citation: | SANTOS, Ana Margarida - A produção oral na aula de LE: atividades de motivação. Coimbra : [s.n.], 2014. Relatório de estágio de mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27569 | Abstract: | O presente relatório tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido durante a Prática Pedagógica Supervisionada de Inglês e Espanhol, no Agrupamento de Escolas da Sertã, durante o ano letivo de 2013-2014. Este trabalho desenvolve-se ao longo de quatro capítulos nos quais se expõem aspetos fundamentais das atividades levadas a cabo com os alunos durante o ano letivo. Assim, no primeiro capítulo deste relatório abordam-se as questões relacionadas com o contexto socioeducativo do agrupamento de escolas onde realizei a Prática Pedagógica Supervisionada e descrevem-se as turmas nas quais lecionei. No segundo capítulo faz-se uma breve reflexão sobre a Prática Pedagógica Supervisionada, tendo em conta o percurso da professora estagiária até ao início do estágio, as expetativas e desafios que se impunham à mesma e as atividades curriculares e extracurriculares que a estagiária levou a cabo. O terceiro e o quarto capítulos do presente trabalho, incidem sobre o tema monográfico, apresentando os fundamentos teóricos que guiaram este trabalho e relatando a sua aplicação em aulas de Inglês e de Espanhol. A escolha deste tema para o relatório de estágio deve-se à sua pertinência no ensino de LE, pois quando se aprende uma língua o objetivo é usá-la para fins comunicativos. Na medida em que a produção oral constitui uma competência complexa, frequentemente relegada para segundo plano na sala de aula, é essencial criar atividades que contribuam para o seu desenvolvimento. Subjacente a todo este trabalho esteve a preocupação em perceber os objetivos dos discentes relativamente à aprendizagem de Inglês e Espanhol como LE, para saber como motivá-los para a expressão oral na aula e para pensar e desenvolver atividades que realmente os motivassem para a produção oral. Por esse motivo, foi feita uma análise socioeducativa às turmas nas quais se realizou a Prática Pedagógica Supervisionada e realizado um questionário. Conhecer os alunos é, de facto, importante para que as atividades funcionem e os discentes se empenhem. | Description: | Relatório de Estágio do 2º Ciclo em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico e no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/27569 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FLUC Secção de Estudos Anglo-Americanos - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A Produção Oral na Aula de LE.pdf | 5.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.