Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/28206
Título: Estudo sobre a eficácia de um programa de educação emocional no comportamento agressivo de alunos do 2º ciclo do ensino básico
Autor: Brito, Cláudia Daniela Marcos de 
Orientador: Almeida, Ana Cristina Ferreira de
Palavras-chave: Inteligência emocional; Comportamento agressivo
Data: 2014
Título da revista, periódico, livro ou evento: Estudo sobre a eficácia de um programa de educação emocional no comportamento agressivo de alunos do 2º ciclo do ensino básico
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Este estudo pretende avaliar o grau de eficácia de um programa de educação emocional no comportamento agressivo de alunos do 2º ciclo do ensino básico. Trata-se do PIELE – Programa Instrutivo de Educação e Libertação Emocional “Aprender a viver” (Hernández & Hernández, 1992), versão portuguesa (Barros & Rocha, 1999), que foi aplicado a um grupo de 16 participantes que frequentam o 5º ano de escolaridade de uma escola que requereu apoio na modificação dos seus comportamentos considerados desajustados. A investigação consiste na avaliação do programa, seguindo um plano quasi-experimental, com grupo de controlo (uma segunda turma de características idênticas), aplicado pré e pós-teste, e cujos instrumentos de medida utilizados foram duas escalas do Inventário de Problemas do Comportamento para Crianças e Adolescentes - YSR (Achenbach & Edelbrock, 1991), versão portuguesa do Youth Self Report (Fonseca & Monteiro, 1999), nomeadamente as correspondentes aos problemas de externalização – escalas do comportamento delinquente e do comportamento agressivo. Os resultados não evidenciam diferenças significativas entre os grupos e entre os momentos de avaliação. Porém, qualitativamente observam-se mudanças no comportamento, que os resultados na escala não revelam, não querendo significar que o programa não seja eficaz. Apenas que nas condições, tempos e método usados tais diferenças não se evidenciaram, conforme desejado. No entanto, a eventual necessidade de reformular o programa, no que concerne à duração do mesmo, bem como ao modelo de aplicação e de avaliação, dimensão e caracterização da amostra podem apresentar-se como possíveis explicações dos resultados encontrados, que deverão ser analisados em investigações futuras.
This study aims to assess the degree of effectiveness of a program of emotional education in the aggressive behavior of students of the 2nd cycle of basic education. It is the PIELE – Programa Instrutivo de Educação e Libertação Emocional “Aprender a viver” (Hernández & Hernández, 1992), portuguese version (Barros & Rocha, 1999), which was applied to a group of 16 participants attending the 5th grade at a school that required support to modify their behaviors considered maladjusted. The research is the evaluation of the program, using a quasi-experimental design, with control group (a second class with identical characteristics), applying pre and post-test and the instruments to measure were scales of the Inventário de Problemas do Comportamento para Crianças e Adolescentes - YSR (Achenbach & Edelbrock, 1991), portuguese version of the Youth Self Report (Fonseca & Monteiro, 1999), specifically the scales corresponding to externalizing problems – scales of delinquent behavior and aggressive behavior. The results showed no significant differences between groups and between times of evaluation. However, qualitatively we observed changes in the behavior that weren’t revealed by the scales, not meaning that the program is not effective. Just that in the conditions, times, methods used, those differences weren’t found, as we wanted. However, the eventual necessity to redesign the program in terms of duration, as well as the model of application and evaluation, dimension and characteristics of the sample could be possible explanations of the results which should be analyzed in future investigations.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/28206
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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