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Título: A aquisição e mobilização de conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação no quotidiano de públicos pouco escolarizados
Autor: Gomes, Carlos João Esteves Cabrita 
Orientador: Alcoforado, Luis
Palavras-chave: Tecnologia da informação e comunicação; Educação de adultos; Literacia tecnológica
Data: 2014
Título da revista, periódico, livro ou evento: A aquisição e mobilização de conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação no quotidiano de públicos pouco escolarizados
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O paradigma da sociedade da informação implica uma participação em processos inclusivos e sustentados de aprendizagem nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Neste sentido, emerge como um grande desafio, o dotar pessoas pouco escolarizadas dessas compe-tências, por forma a torná-las mais autónomas, incluídas e competentes no seu exercício de cidadania. Num palco com grupos pouco escolarizados, sujeitos a dois percursos formativos, iniciado por formação em competências básicas, seguido de um curso de Educação e Forma-ção de Adultos, procurou analisar-se se a literacia tecnológica seria um fator crítico de inclu-são. Os formandos foram questionados em diferentes momentos do percurso formativo para aferir, houve alteração na utilização dos equipamentos do quotidiano que requeriam conheci-mentos tecnológicos mais exigentes. O estudo permitiu também explorar o quanto os conhe-cimentos adquiridos em TIC assumiram um papel motivador para o desenvolvimento poste-rior de estratégias pessoais de aprendizagem ao longo da vida.
The paradigm of information society implies a participation in processes that include and are sustained by information and communication technology (ICT) learning. In this sense, provid-ing poorly educated people with these skills, so as to make them more autonomous, included and competent in the exercise of their citizenship, emerges as a huge challenge. In the context of poorly educated groups, subjected to two training paths, starting with basic skills training followed by an adult education and training course, the study attempted to analyse whether technological literacy would be a critical factor of inclusion. Trainees were questioned at dif-ferent stages of the training path to assess if there was a change in the usage of everyday equipment that required more demanding technological knowledge. The study also allowed to explore the extent to which ICT skills have assumed a motivating role for the eventual devel-opment of personal lifelong learning strategies.
Descrição: Dissertação de mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/28216
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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