Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/28432
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dc.contributor.advisorFernandes, Rui Jorge Gama-
dc.contributor.authorGomes, Pedro Manuel Pinto Lopes-
dc.date.accessioned2015-03-02T21:31:46Z-
dc.date.available2015-03-02T21:31:46Z-
dc.date.issued2015-03-02-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/28432-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Geografia Humana - Ordenamento do Território e Desenvolvimento apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractAtualmente, assiste-se a uma crescente concorrência entre os territórios pela captação de recursos que incentivem o desenvolvimento desses mesmos territórios. O planeamento estratégico assume-se, neste contexto, como uma ferramenta crucial para a definição de opções que permitam a qualificação dos territórios. Na tentativa de reforçar a competitividade e de promover as potencialidades de um território para atrair recursos, o marketing territorial surge como um auxiliar do planeamento estratégico. A sua contribuição passa por organizar os recursos locais e por transmitir uma imagem aliciante e inovadora no sentido de persuadir o mercado e os investidores a investirem nos territórios. Nesta dissertação pretende-se perceber se no contexto nacional o planeamento estratégico e o marketing territorial têm contribuído para o desenvolvimento sustentável dos territórios, avaliando assim planos estratégicos de dois municípios (Chaves e Coimbra) com características geográficas e socioeconómicas distintas. É elaborado um esquema de avaliação no sentido de identificar e avaliar as virtudes e fragilidades destes planos para os municípios em causa. Esta avaliação não visa fazer juízos de valor sobre o Plano, os Atores e os resultados, somente pretende perceber qual o impacto que estes planos têm para as cidades tendo em atenção os objetivos e estratégias definidas, o processo de elaboração e o nível de concretização.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMarketing Territorialpor
dc.subjectPlaneamento Estratégicopor
dc.subjectPlanos Estratégicospor
dc.subjectCoimbrapor
dc.subjectDesenvolvimento Regionalpor
dc.subjectChavespor
dc.titleMarketing Territorial e desenvolvimento: o futuro das cidades. Avaliação dos planos estratégicos territoriais: Coimbra e Chaves.por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201520672-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCEGOT – Centre of Studies on Geography and Spatial Planning-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-0610-0200-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Geografia - Teses de Mestrado
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