Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/29936
Title: | O encontro da história com a forma arquitectónica : memória e cultura portuguesa na arquitectura de Alexandre Alves Costa e Sergio Fernandez | Authors: | Dias, Olga Filipa Pereia | Orientador: | Grande, Nuno | Keywords: | Távora, Fernando, 1923-2005, obra; Costa, Alexandre Alves,, 1939-, obra; Fernandez, Sérgio, 1937-, obra; Atelier 15, projectos; História da arquitectura, Porto, estudo, ensino | Issue Date: | 18-Nov-2015 | Abstract: | Esta dissertação é o resultado de um estudo proposto na disciplina de
Seminário de Investigação em Arquitectura. Partindo do tema “Genealogias na
Arquitectura” abordamos a relação do professor Fernando Távora com dois dos
seus discípulos: Alexandre Alves Costa e Sergio Fernandez, que juntos compõem
o Atelier 15.
Procuramos clarificar os conceitos de história e memória no contexto
actual, bem como em episódios de relevância para o tema, como por exemplo
a dualidade de discursos entre John Ruskin e Viollet-le-Duc, a perspectiva de
Maurice Halbwachs, de Françoise Choay, entre outros. Apontamos as valências
da disciplina de História da Arquitectura enquanto instrumento de Projecto,
bem como a memória tradicional. Para esse efeito, destacamos cinco projectos
do atelier. Numa área mais abrangente da denominada “Escola do Porto”, damos
ainda destaque a determinados episódios como o Inquérito à Arquitectura
Popular em Portugal, principal impulso do interesse da comunidade pelas ques8
9
O encontro da História com a forma arquitectónica
tões tradicionais, por demonstrar o carácter racional e simultaneamente poético
da arquitectura vernacular. Para além da redescoberta da identidade tradicional
proporcionada pelo Inquérito, falamos ainda das aulas de História da Arquitectura
Portuguesa, nas quais Alves Costa cria uma disciplina muito operativa. Esta
nova disciplina distancia-se da formalidade com que até então as aulas de História
tinham sido leccionadas. É assumida proximidade em relação ao passado que
permitia observá-lo criticamente, aprendendo com ele, à semelhança de como
ensinava Fernando Távora. Tratava-se de uma nova abordagem da história, nunca
antes feita. This work is the result of a study proposed in the discipline of Architecture’s Investigation Seminar. Based on the theme “genealogies in architecture”, it approaches the relation between Fernando Távora with two of his disciples: Alexandre Alves Costa and Sergio Fernandez, that together form Atelier 15. We seek to clarify concepts as history and memory at the current context as well as relevant episodes to the topic, such as the duality of discourse between John Ruskin and Viollet-le-Duc, the prospect of Maurice Halbwachs, Françoise Choay among others. We point the valences of the discipline of History of Architecture to Project as an instrument, as well as traditional memory. In order to suporte this, we highlight five studio projects. A wider area called “Porto’s School”, highlights certain episodes as the Survey on Popular Architecture in Portugal, the main thrust of community interest by the traditional issues, it demonstrates the rational and simultaneously the poetic character of vernacular architecture. In addition to the rediscovery of traditional identity provided by the Survey, we still talk about the history lessons of Portuguese architecture where Alves Costa creates a very operational discipline. This new discipline distanciates itself from the formality with which hitherto the History lessons were taught. It is assumed the proximity to the past that allows the critical observation and learning from it, like as tought Fernando Távora. It was a new approach to history, never made before. |
Description: | Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/29936 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_OLGA_final09_15.pdf | 57.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 10
1,117
checked on Sep 24, 2024
Download(s) 50
958
checked on Sep 24, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.