Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/30050
Título: | A leitura no ensino do Português Língua Materna e do Alemão Língua Estrangeira: aquisição e desenvolvimento de competências | Autor: | Joaquim, Carolina | Orientador: | Carecho, Judite Mello, Cristina |
Palavras-chave: | Leitura; Ensino de Português e Alemão | Data: | 2015 | Resumo: | O objetivo deste relatório é, em termos gerais, numa primeira parte, refletir sobre o desempenho na Prática Pedagógica Supervisionada e sobre o contexto socioeducativo em que a mesma se desenrolou; e, numa segunda parte, apresentar, de forma simples e didática, os processos pelos quais se rege a compreensão e, consequentemente, algumas estratégias que podem ser usadas pelo professor para que os alunos adquiram/desenvolvam a sua capacidade de compreender o que leem e, assim, construírem mais facilmente os sentidos do texto. O texto é considerado um lugar de interação em que, dialogicamente, os intervenientes constituem, por intermédio de ações linguísticas e cognitivas, propostas de sentido. A esta conceção subjaz a ideia de que há, em todos os textos, indícios que somente se detetam, por um lado, pela mobilização de processos cognitivos que ajudem o leitor a chegar ao sentido do texto, produzindo inferências; por outro lado, pela mobilização de conhecimentos novos e estímulo de prévios, que facilitem a compreensão do texto a leitores que se iniciam na aprendizagem da língua. Postula-se, portanto, que a leitura de um texto exige mais do que a simples utilização do conhecimento prévio da língua, pelo que o ensino da competência de leitura não passa apenas pelo reconhecimento do léxico que o leitor tem à disposição; mas, também, por levar o aluno a mobilizar estratégias, tanto de cunho linguístico como cognitivo, no sentido de levantar hipóteses, validar ou não as hipóteses formuladas, preencher lacunas, isto é, levar o aluno a participar ativamente no(s) processo(s) de compreensão do texto. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/30050 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAROLINA.pdf | 94.45 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 20
777
Visto em 30/out/2024
Downloads 20
998
Visto em 30/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.