Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30134
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro da-
dc.contributor.authorPinto, Ana Sofia Santos-
dc.date.accessioned2015-12-15T11:38:23Z-
dc.date.available2015-12-15T11:38:23Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPINTO, A. (2015). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero junto da Turma 12º3A no ano letivo 2014/2015. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/30134-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractNo decorrer da licenciatura são transmitido inúmeros conteúdos relativamente à prática pedagógica desde os estilos de ensino, às formas de gestão de uma aula, passando por uma instrução de qualidade e ainda à importância do plano anual. Tudo isto não passava de frases bem contruídas e teorias de grandes autores até ao momento em que se inicia o estágio pedagógico. É neste ano letivo que todas as palavras ganham forma e as teorias ganham vida, é neste momento que tudo aquilo que foi transmitido pelos professores é testado, é agora necessária a interpretação dos conhecimentos que foram retidos para uma aplicação na realidade do meio escolar. O relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, inserida no Curso de Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra, realizado na Escola Secundária Avelar Brotero de Coimbra. O relatório divide-se em três grandes capítulos. O primeiro capítulo retrata o plano individual de formação, bem como o enquadramento do meio escolar abrangendo assim toda a contextualização da prática desenvolvida. No segundo capítulo encontram-se as reflexões da prática desenvolvida, que remetem para o planeamento, intervenção pedagógica, avaliação, componente ético-profissional e questões dilemáticas. O terceiro capítulo está reservado para o aprofundamento do tema-prolema que retrata a aplicação dos estilos de ensino em turmas heterogéneas através de uma introdução ao mesmo, apresentação dos métodos, discussão dos resultados e finalizando com uma conclusão. Após a conclusão do estágio pedagógico é possível afirmar que a professora evoluiu a nível pessoal, como elevou as suas capacidades de pesquisa, interação, comunicação e observação, características essenciais de qualquer profissional, mas principalmente para um professor. During the degree are numerous broadcast content regarding the teaching practice from teaching styles, forms of management of a class, going through a quality education and also the importance of the annual plan. All this was just as pretty phrases and theories of great authors to the moment you start teaching practice. In this school year all words take shape and theories come to life, this is when all that was transmitted by teachers is tested, the interpretation of knowledge that have been retained for an application in the reality of the school environment is now required. The report comes as part of the course of Teacher Training, set in the Course of Master in Teaching Physical Education of Primary and Highschool Education of the Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, held at the Escola Secundária de Avelar Brotero de Coimbra . The report is divided into three main chapters. The first chapter depicts the individual training plan, as well as the framework of the school environment thus covering the whole context of established practice. In the second chapter are the reflections of the developed practice, referring to the planning, pedagogical intervention, evaluation, ethical and professional component and dilemmatic issues. The third chapter is reserved for the theme-prolema deepening that depicts the application of teaching styles in heterogeneous classes through an introduction to it, presenting the methods, discussion of results and ending with a conclusion. Upon completion of the practicum is possible to state that the teacher has developed a personal level, as increasing its research capabilities, interaction, communication and observation, main characteristics of any professional, but especially for a teacher.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEstilos de ensinopor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleAplicação dos estilos de ensino em turmas heterogéneas : relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária de Avelar Brotero com a turma 12º 3A no ano letivo 2014-2015por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201342260-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sports Sciences and Physical Education-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório final estágio - paginado.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

486
checked on Oct 29, 2024

Download(s) 20

1,004
checked on Oct 29, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.