Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30296
Title: A Musicalidade Em Contexto de Ensino de Português, LM, E De Francês, LE
Authors: Ferreira, Maria Lúcia 
Orientador: Mello, Cristina
Domingues, João
Keywords: A Musicalidade em Contexto de Ensino; Português-Francês
Issue Date: 13-Jan-2016
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: O presente relatório incide sobre a minha Prática de Ensino Supervisionada, (P.E.S), realizada na Escola Profissional de Vouzela, ao longo do ano letivo de 2014/2015. O relato e respetiva reflexão crítica centram-se na prática letiva referente ao nível de ensino que acompanhei, o 12ºAno, nas disciplinas de Português e de Francês. A aplicação prática do tema em estudo, A Musicalidade em Contexto de Ensino de Português, LM, e de Francês, LE, foi realizada de acordo com as orientações dos respetivos programas curriculares. Este trabalho de investigação, como o título deixa adivinhar, versa a musicalidade em contexto de ensino, concretizado em diversas atividades em ambas as disciplinas, no intuito de abordar algumas dimensões da musicalidade: a melodia, o ritmo, as sonoridades, aspetos trabalhados nesta prática pedagógica ao nível da língua e do texto. Pretende-se ainda demonstrar que, por meio de metodologias diferenciadas, a música pode ser um importante instrumento de aprendizagem no ensino de uma língua estrangeira, neste caso a língua francesa.
This report focuses on my Supervised Teaching Practice held at Escola Profissional de Vouzela (a vocational school), throughout the school year 2014/2015. The report and the critical reflection focus on the teaching practice that I accompanied, the 12th grade, in Portuguese and French subjects. The practical application of the subject under study, The Musicality in Context of Teaching Portuguese as first language, and French as foreign language, was carried out according to the guidelines of the curricula. This research work, as the title suggests, highlights musicality in educational context, implemented in various activities in both subjects in order to approach some dimensions of the music: the melody, the rhythm and the sounds. These aspects were worked in this educational practice in the dimensions of language and text. It also aims to demonstrate that, through different methodologies, music can be an important learning tool in teaching a foreign language, in this case French.
Description: Relatório de Estágio apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/30296
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatorio estagio versão final.pdfRelatório de Estágio4.67 MBAdobe PDFView/Open
Capa versão final.pdfCapa287.94 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

604
checked on Oct 29, 2024

Download(s) 5

3,627
checked on Oct 29, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.