Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/30318
Título: Relatório de estágio desenvolvido na escola EB 2,3-S Dr. Daniel de Matos junto da turma do 9ºB no ano letivo 2014-2015
Autor: Fernandes, Fábio António Oliveira 
Orientador: Fachada, Miguel
Palavras-chave: Reflexão; Docência; Competências; Pratica Pedagógica; Coordenação Motora; Reflection; Learning; Teaching; Skills; Pedagogical practice; Motor coordination
Data: 2015
Citação: Fernandes, F. (2015). Relatório Final de Estágio Pedagógico. Relatório final de Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Resumo: O Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensino Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, engloba uma componente prática que permite a profissionalização, através do aprofundamento alargado dos conhecimentos de intervenção profissional na área de Educação Física. O presente documento denominado Relatório Final do Estágio Pedagógico, foi produzido com o propósito de descrever todo o processo de aprendizagem realizado ao longo da nossa intervenção pedagógica na Escola Básica 2,3/S Dr. Daniel de Matos - Vila Nova de Poiares, com a turma do 9º B no presente ano letivo. Deste modo, todo este documento contempla um conjunto de tarefas inerentes ao processo de ensino-aprendizagem que permite a organização, realização, avaliação e reflexão de todo o processo pedagógico. O relatório apresenta-se estruturado de acordo com as atividades desenvolvidas, iniciando com o primeiro capítulo, onde refletimos sobre Expectativas e Opções Iniciais em Relação ao Estágio. Seguimos com a Análise Reflexiva da Prática Pedagógica, mais precisamente no que respeita ao Planeamento; Realização e Avaliação. Passamos para a reflexão da Atitude Ético-Profissional, à Justificação das Opções Tomadas, e uma Síntese Conclusiva no âmbito de toda a nossa intervenção pedagógica. Por último e não menos importante, temos o segundo capítulo, referente ao tema problema - A influência das aulas de educação física no âmbito do programa “Toca a Mexer” na Coordenação Motora de crianças com NEE, que iremos tratar mais adiante. Palavras-chave: Reflexão. Docência. Competências. Pratica Pedagógica. Coordenação Motora. Abstract The Master of Education Physical Education in Elementary and Secondary Education of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education, University of Coimbra, includes a practical component that enables professional, by deepening broadened the professional intervention of knowledge in Physical Education. This document called Final Report of the Teacher Training, was produced for the purpose of describing the whole process of learning done throughout our educational intervention in Primary School 2.3 / S Dr. Daniel de Matos - Vila Nova de Poiares, with 9th class B in this school year. Thus, throughout this document includes a set of tasks of teaching-learning process that allows the organization, implementation, evaluation and reflection of the entire educational process. The report is structured according to the activities, starting with the first chapter, where we reflect on expectations and Start Options in Relation to Stage. We follow with the Reflective Analysis of Teaching Practice, specifically with regard to planning; Achievement and Assessment. We passed to the reflection of Ethical and Professional Attitude, the justification of the options sockets, and a Conclusive Synthesis under all our pedagogical intervention. Last but not least, we have the second chapter, referring to the theme problem - The influence of physical education classes under the program "Play to Stir"on the Motor Coordination of children with SEN, which we will address later.
The Master of Education Physical Education in Elementary and Secondary Education of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education, University of Coimbra, includes a practical component that enables professional, by deepening broadened the professional intervention of knowledge in Physical Education. This document called Final Report of the Teacher Training, was produced for the purpose of describing the whole process of learning done throughout our educational intervention in Primary School 2.3 / S Dr. Daniel de Matos - Vila Nova de Poiares, with 9th class B in this school year. Thus, throughout this document includes a set of tasks of teaching-learning process that allows the organization, implementation, evaluation and reflection of the entire educational process. The report is structured according to the activities, starting with the first chapter, where we reflect on expectations and Start Options in Relation to Stage. We follow with the Reflective Analysis of Teaching Practice, specifically with regard to planning; Achievement and Assessment. We passed to the reflection of Ethical and Professional Attitude, the justification of the options sockets, and a Conclusive Synthesis under all our pedagogical intervention. Last but not least, we have the second chapter, referring to the theme problem - The influence of physical education classes under the program "Play to Stir" on the Motor Coordination of children with SEN, which we will address later.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/30318
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de Estágio- Fábio Fernandes.pdf1.78 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

316
Visto em 29/out/2024

Downloads 50

322
Visto em 29/out/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.