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Título: Smart Homes no mercado downstream de Oil & Gas
Autor: Xavier, Mariana Sofia Rosa de Brito 
Orientador: Martins, Maria Rita Vieira
Clérigo, Ricardo
Palavras-chave: Business Model Canvas; Gasóleo de petróleo liquefeito (GPL); Inovação; Internet of Things (IoT); ISAhub; Smart Homes
Data: 12-Fev-2016
Editora: FEUC
Citação: Xavier, Mariana Sofia Rosa de Brito - Smart Homes no mercado downstream de Oil & Gas, Coimbra, 2016
Resumo: O presente relatório insere-se no âmbito do estágio curricular integrado no Mestrado em Economia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, realizado no período de 1 de setembro a 7 de dezembro de 2015, na área de Smart Homes, Automatic Meter Reading (AMR) and Machine-to-Machine (M2M) platform da empresa ISA – Intelligent Sensing Anywhere, S.A.. O objetivo deste relatório consiste na apresentação das principais variáveis que influenciam a adoção de produtos Smart Homes nos distribuidores de gás, assim como, na identificação e análise das características relevantes para a definição do modelo de negócio conducente à colocação de uma nova gama de produtos da ISA no mercado global, tendo uma maior incidência nos mercados considerados estratégicos para a empresa, nomeadamente, EUA, Canadá e Europa. Desta análise conclui-se que novas tendências têm emergido no mercado de Gasóleo de Petróleo Liquefeito (GPL), tornando a fidelização de clientes um aspeto crítico para as utilities de Oil & Gas. Neste contexto, e como forma de inovar o seu portefólio, a ISA desenvolveu uma solução na área de Smart Homes para o mercado de Oil & Gas, com o intuito de se diferenciar face à concorrência. Elaborou-se um Business Model Canvas para o novo produto da ISA, tendo em consideração duas perspetivas (retenção e aquisição de clientes). O objetivo passou por estudar qual a melhor estratégia a ser utilizada pelos clientes da ISA para que estes consigam endereçar, de um modo diferenciador, o seu mercado residencial. Deste modo, a ISA tem a preocupação não só de servir o seu cliente, mas também de evidenciar o melhor modo de interação com o consumidor final. Este tipo de interação é designado por Business-to-Business-to-Consumer (B2B2C). Concluiu-se, a partir da análise dos dois Business Model Canvas, que a abordagem a ter relativamente à aquisição e retenção de clientes é muito semelhante, embora pareça preferível que as empresas optem por focar-se na retenção dos seus clientes, já que a aquisição de um novo cliente pode envolver um elevado custo.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Economia (Economia Industrial), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Maria Rita Vieira Martins e Ricardo Clérigo.
URI: https://hdl.handle.net/10316/30736
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

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