Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31054
Title: O uso do recurso audiovisual na divulgação do património do Museu Nacional de Machado de Castro
Authors: Rezende, Bruno Lisita 
Orientador: Brites, Joana
Keywords: Patrimonio; Audiovisual
Issue Date: 14-Apr-2016
metadata.degois.publication.title: O uso do recurso audiovisual na divulgação do património do Museu Nacional de Machado de Castro
Abstract: O relatório retrata, numa perspetiva teórica e prática, as novas formas comunicacionais praticadas pelo Museu Nacional de Machado de Castro, com particular enfoque nas medias virtuais (redes sociais). Estas configuram um esforço de aproximação a um público-alvo e a efetivação de seu papel de guardião e divulgador de bens materiais e imateriais, bem como de educador e conscientizador, inscrevendo-se na função social dos museus, a qual tem vindo a assumir progressivamente um peso cada vez mais incontornável. Entrelaçaram-se esses motes, de modo a caracterizar, sinteticamente, as temáticas abordadas no decurso do estágio realizado no MNMC no âmbito do Mestrado em História da Arte, Património e Turismo Cultural, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Este relatório visa refletir sobre a perceção da influência das formas virtuais de comunicação e em especial o recurso audiovisual utilizado no Museu, associando uma vertente prática por via de vídeos criados para a sua fanpage, no intuito de divulgar seu património. Produziu-se uma websérie designada A Escolha, exibida semanalmente on-line via facebook. Os conservadores do MNMC escolheram peças de relevância dentro do contexto das coleções do Museu e levaram a público o significado e a história das mesmas. Recorrendo a soluções alternativas às tradicionais formas de comunicação praticadas, o MNMC não apenas amplifica a divulgação do seu património, mas investe, também, no aprofundamento da relação entre a instituição, a comunidade envolvente e o contexto nacional e internacional em geral. Soma-se, a esses objetivos, o de descobrir e captar novos públicos ao tirar partido de novas ferramentas de comunicação, as media virtuais.
Description: Relatório de Estágio
URI: https://hdl.handle.net/10316/31054
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Artes - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
relatório_final.pdf5.81 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.