Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31395
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dc.contributor.advisorPessoa, Maria Teresa Ribeiro-
dc.contributor.authorAlmeida, Sílvia Paula Calado dos Santos Marques de-
dc.date.accessioned2016-06-22T15:21:42Z-
dc.date.available2016-06-22T15:21:42Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/31395-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractO complexo e heterógeno grupo que compõe a população escolar partilha seguramente um fator comum: o espaço escolar. Considerando que a relação entre os seres humanos e os ambientes envolventes construídos é dinâmica e reflexiva, onde os edifícios e espaços arquitetónicos corporizam questões socioculturais dominantes, parece inquestionável a influência dos espaços físicos destinados ao ensino, os quais, podem mesmo ser interpretados como provocando um tipo de educação. Neste cenário onde evoluem e interagem gerações de alunos, e onde ocorrem múltiplos processos cognitivos afetivos e sociais, não ficam à margem professores, dirigentes, encarregados de educação e até comunidades locais, o que espelha a sua enorme abrangência. É nesta problemática que se insere o presente estudo, no qual se pretende conhecer as opiniões dos docentes acerca da importância do espaço escolar, da sua conceção e organização, e acerca das alterações ocorridas no âmbito do Programa de Modernização das Escolas do Ensino Secundário. A metodologia adotada apoia-se na realização de entrevistas semiestruturadas e na recolha de relatos escritos pelos sete docentes de três escolas da cidade de Coimbra. O processo de investigação qualitativa adotado permitiu identificar os espaços mais importantes para os professores: as salas de aula, onde se dá a ação educativa e os espaços de sociais onde acontecem as interações emocionais que a podem apoiar; e os fatores físicos limitadores do processo de ensino aprendizagem: térmicos, acústicos, de visibilidade. Observou-se uma vontade por parte dos professores em adotar metodologias mais dinâmicas ao nível da gestão do espaço de sala de aula, mas ao mesmo tempo ainda uma certa inoperância, fruto de uma estrutura organizativa pouco flexível. No que se refere ao Programa de Modernização das Escolas do Ensino Secundário, os professores reconhecem as suas virtudes na melhoria da qualidade dos espaços, mas lamentam a sua limitada participação em todo o processo. Com este estudo, percecionou-se a necessidade de continuar a promoção da reflexão e do diálogo sobre esta problemática entre os diversos atores que a vivempor
dc.description.abstractThe complex and heterogeneous group that makes up the school population definitely shares a common factor: the school space. Considering that the relationship between human beings and the built surrounding environment is dynamic and reflexive, considering that buildings and architectural spaces materialize dominant socio-cultural issues, it seems unquestionable that there is an influence of physical spaces devoted to teaching and that they can even be interpreted as causing a type of education. In this scenario, in which generations of students develop and interact and where multiple cognitive, emotional and social processes take place, teachers, directors, parents and even local communities do not remain aside, which reflects their wide range. This study is inserted in this issue, being its purpose to know the opinions of the teachers about the importance of school space, design and organization and also about the transformations carried out as part of Secondary School Modernisation Programme. The methodology that has been adopted is based on the achievement of semi-structured interviews and on the collection of reports written by seven teachers from three schools in the city of Coimbra. The qualitative investigation process that has been adopted, has allowed us to identify the most important areas for teachers: the classrooms, where the educational activity takes place and the social spaces, where emotional interactions that can support it happen, as well as physical factors which may limit the teaching and learning processes: thermal, acoustic and of visibility. It has been observed that there was clearly the willingness of teachers to adopt more dynamic methodologies in the classroom management, but at the same time there was inefficiency as result of lack of flexibility of the organisational structure. Regarding the Secondary School Modernisation Programme teachers recognize its virtues in improving the quality of spaces, but they complain of their limited participation in the process. With this study we have perceived the need to continue promoting reflection and dialogue on this issue among the various actors who experience and live it.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEspaço escolarpor
dc.subjectEscola de ensino secundáriopor
dc.titleEscola:espaços com gente dentro : relatos de professores que habitam, pensam e sentem o(s) espaço(s) escolar(es)por
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleEscola:espaços com gente dentro : relatos de professores que habitam, pensam e sentem o(s) espaço(s) escolar(es.por
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201445824-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
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