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Título: A relação do comprometimento para com o grupo, da cultura grupal e da comunicação intra-grupo com a aprendizagem grupal
Autor: Cerqueira, Diogo Pedro Martins 
Orientador: Rebelo, Teresa Manuel Marques Santos Dias
Palavras-chave: Aprendizagem grupal; Comunicação; Cultura; grupo
Data: 2015
Título da revista, periódico, livro ou evento: A relação do comprometimento para com o grupo, da cultura grupal e da comunicação intra-grupo com a aprendizagem grupal
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A aprendizagem grupal é um processo coletivo de aprendizagem que permite aos seus membros desenvolver competências e partilhar conhecimentos, com base na reflexão e na experiência (Edmondson, 1999). Dentro do contexto empresarial atual, caracterizado por uma elevada exigência do mercado e uma exigência constante de adaptação a novas realidades, a aprendizagem grupal assume um papel cada vez mais relevante enquanto fonte de vantagem competitiva para as organizações (Ahmad, Rahman & Awang, 2013), razão pela qual se tornou um tópico de interesse para as ciências dedicadas à área organizacional. Neste sentido, a presente investigação tem como principal objetivo avaliar a relação da cultura, do compromisso e da comunicação com a aprendizagem grupal. Para tal, este estudo contou com a participação de 404 sujeitos, distribuídos por 67 equipas, pertencentes a uma empresa nacional de retalho. Os resultados indicam uma relação positiva da cultura grupal com todas as dimensões em estudo da aprendizagem, enquanto que a variável compromisso afetivo assume somente uma relação positiva com a aprendizagem pela experimentação e a variável comunicação intragrupal com a aprendizagem por reflexão e feedback e com a aprendizagem pela construção de significado.
Group learning is a collective learning process that allows its members to develop skills and share knowledge, based on reflection and experience (Edmondson, 1999). Within the current business environment, characterized by a high market demand and a constant demand for adaptation to new realities, group learning takes an increasingly important role as a source of competitive advantage for organizations (Ahmad, Rahman & Awang, 2013), reason why it has become a topic of interest for the sciences dedicated to the organizational area. This way, the current investigation has the main goal of evaluating the relation between culture, commitment, communication and group learning. For that, this study involved by 404 individuals, distributed in 67 teams, belonging to a national retail company. The results indicate a positive relation between group culture and all learning dimensions we have studied, while affective commitment takes only a positive relation with experimental learning and intragroup communication with learning through reflection and feedback and learning through meaning construction.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31507
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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